Poucas são as pessoas que estão cientes dos perigos da SCT, a síndrome de choque tóxico.
O que é o choque tóxico e o que o provoca?
O choque tóxico é um envenenamento bacteriano raro que se desenvolve rapidamente e que pode ser mortal. A SCT é frequentemente associada ao uso de tampões. Embora muitas pessoas estejam convencidas que a SCT só pode ser causada pelo uso de tampões, devemos avisá-la que esta é apenas uma das causas mais comuns para o desenvolvimento da doença. A SCT está ligado a várias infecções depois de cirurgias, mordidas de insectos, queimaduras, etc. Muitas pessoas também não conhecem quais os efeitos do choque tóxico em mulheres, homens e crianças.
A SCT é provocado pela bactéria Staphylococcus aureus que produz substâncias tóxicas. Em princípio, a bactéria vive dentro da vagina, na pele, no nariz, nas axilas, etc, de forma inofensiva, em todas as pessoas. O perigo surge quando a bactéria começa a produzir toxinas que podem provocar a SCT.
Quais são os sintomas da SCT e o que fazer quando os detectar?
Os sintomas da SCT podem ser semelhantes aos da gripe: febre, diarreia, vómitos, tonturas, dores musculares, baixa tensão arterial e erupções cutâneas. Se detectou mudanças repentinas e suspeita que estas se possam dever ao choque tóxico, contacte imediatamente o seu médico. Retire imediatamente o tampão, diafragma ou cone cervical que tenha colocado. Informe o seu médico sobre o que estava a usar! Esta informação é muito importante, o médico poderá assim diagnosticar mais facilmente a SCT e agir mais rapidamente.
Se for rapidamente diagnosticado, a SCT é tratada com antibióticos que destroem as bactérias, bem como outros medicamentos que aliviem os sintomas. Caso seja detectado tardiamente, a SCT pode ser fatal. É vital que saiba que a doença tem de ser tratada o mais rapidamente possível para que a recuperação seja total.
O uso de tampões e a SCT
Em 60 milhões de pessoas, na Grã-Bretanha, 40 pessoas adoecem devido à SCT todos os anos, e metade dos casos estão ligados ao uso de tampões. Os médicos recomendam que siga rigorosamente as instruções de utilização quando usar tampões e que os troque a cada 4-6 horas. Entretanto, use pensos higiénicos. É também aconselhável que não use tampões durante a noite. Assegure-se que tem as mãos limpas quando trocar o tampão e nunca insira mais do que um tampão na sua vagina ao mesmo tempo. Também não se deve esquecer de ouvir o seu corpo.
Comentários