Uma contratura é uma rigidez de algumas fibras do músculo que se forma, essencialmente, por contrações permanentes ou exageradas, sem que haja repouso suficiente. Isto leva ao aparecimento de um nódulo sensível à palpação que, não só é doloroso, mas também diminui a flexibilidade do músculo. Pode surgir de forma súbita (depois de um esforço excessivo ou trauma) ou então de forma gradual (más posturas mantidas durante um longo período de tempo), em qualquer músculo responsável pela postura ou pelos movimentos do nosso corpo.

Se, por exemplo, passa o dia todo sentado devido à sua profissão, é muito provável que desenvolva contraturas musculares na base do pescoço e entre as omoplatas, pois os músculos posturais destas zonas estão a ser solicitados em demasia e de forma errada. Fazer pausas curtas e frequentes (se possivel fazer alongamentos), beber líquidos ao longo do dia e respirar fundo algumas vezes poderá atenuar um pouco a rigidez muscular. O stress também é uma das grandes causas do aparecimento de contraturas.

O tratamento vai depender da causa que levou ao aparecimento da contratura. Se surgir depois de um esforço exagerado, deve descansar, manter um nível de hidratação adequado, tomar um banho de água quente e fazer uma massagem descontraturante. Se só isto não for sufciente para retomar o normal funcionamento muscular, então deve fazer um tratamento mais intensivo, que consiste na utilização da eletroterapia para alivio de dor e na reeducação muscular através de exercicios de alongamento e exercicios de força isométricos (contracção sem movimento) e excêntricos (quando o músculo se alonga durante a contração) do músculo em questão.

Se a causa, contudo, são más posturas, seja no trabalho, durante o seu treino ou nas atividades da vida diária, deve fazer um estudo mais aprofundado de forma à reabilitação não só tratar a dor e rigidez mas também, e principalmente, reeducar a postura de forma a previnir recidivas. A reeducação postural deve ser feita de forma acompanhada pelo seu Fisioterapeuta, para que os resultados apareçam mais rápido e se mantenham durante mais tempo.

Apesar de não ser um problema muito grave, uma contratura muscular quando aparece frequentemente ou quando se mantém alguns dias não deve ser vista de ânimo leve porque é sinal de desequilíbrio ou fraqueza muscular, que no futuro leva a alterações posturais marcadas.

Procure o seu fisioterapeuta no Holmes Place e tente perceber a causa, para que isto não seja um motivo para a sua qualidade de vida estar diminuida. Treine no máximo do seu potencial, atinja os seus objetivos sem prejudicar a sua saúde física. Aposte no trabalho de prevenção corrigindo a sua postura.

Ana Pereira

Holmes Place Braga