Proteja a sua coluna.

Dicas

Tarefas domésticas
- Ao varrer ou utilizar o aspirador, mantenha a coluna direita e os joelhos levemente flectidos necessário dobrar-se.

- Ao desmontar a árvore de Natal, dobre os joelhos, mantenha as costas direitas e apoie uma das mãos no joelho. Pode ainda alternar uma perna com a outra e fazer intervalos de dez em dez minutos.

No trabalho
Já reflectiu sobre a sua postura corporal no local de trabalho? Se trabalha frente ao computador, deve colocar o monitor ao nível dos olhos. Os ombros devem estar descontraídos, as costas direitas, os cotovelos e joelhos dobrados em ângulos rectos e os pés apoiados no chão. Lembre-se que é preciso levantar-se pelo menos de duas em duas horas.

A dormir
Para evitar as dores nas costas e futuros problemas de coluna, tenha atenção à postura ao dormir. A escolha de uma boa almofada deve ir além da avaliação do seu padrão e textura. A ideia base é manter o alinhamento entre a cabeça, o pescoço e o tronco durante o sono.

A altura e firmeza da almofada devem ser escolhidas de acordo com a posição em que dorme (de lado, de barriga para cima, ou de barriga para baixo).

Carregar pesos
As malas de ombro, bolsas ou carteiras, fazem parte do quotidiano de muitas mulheres, mas o excesso de peso nos ombros provocado pela quantidade de objectos que se transporta pode vir a provocar dores nas costas.

Procure esvaziar a mala e deixe apenas os objectos imprescindíveis, evitando a acumulação de peso desnecessário. Independente da escolha da mala, é importante manter uma postura correcta tentando evitar que o peso provoque o desequilíbrio para um dos lados.

Gravidez
Entre 50 a 75 por cento das mulheres sofrem de dores nas costas em algum momento da gravidez. Para evitar estas dores, as mulheres que pretendam engravidar devem preparar a sua gestação, através de um plano de optimização do balanço muscular e postural, que deverá depois ser mantido durante o período da gravidez.

É importante que as mulheres grávidas pratiquem exercício apropriado regularmente, trabalhando com maior incidência os músculos abdominais e dorso-lombares.

Pratique algum exercício físico, optando por caminhadas, dança, levantamento de pesos leves, complementados com actividades como a natação/hidroginástica ou actividades de relaxamento e estabilização postural que contribuem para melhorar a postura corporal. A prática de exercício deve ser feita 2 a 3 vezes por semana.

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Saltos altos
Os saltos altos representam, para muitas mulheres, um complicado dilema: transparecer elegância ou ter dores nas costas? O uso contínuo dos saltos altos influencia a postura e o funcionamento da coluna lombar, pois tende a haver um desequilíbrio do corpo para a frente, agravando as dores na região lombar.

Alimentação
Por isso, utilize um salto com uma altura até 3 cm e de preferência de base larga. O nosso corpo é o reflexo daquilo que comemos, por isso, uma alimentação equilibrada é fundamental para manter um peso saudável e assim preservar a saúde da coluna vertebral. Consuma mais legumes, frutas, carnes brancas e evite o excesso de açúcar, sal e bebidas alcoólicas.

Mochila escolar
Perante o início de um novo ano lectivo, os pais devem fazer uma escolha adequada da mochila escolar para as crianças. A mochila deve ser feita de material leve e resistente; ter o tamanho igual às costas da criança; duas alças e costas almofadadas; e, mais importante, não deve pesar mais de 10% do peso do corpo da criança quando carregada.

Os pais e professores devem ter atenção aos possíveis sinais de problemas na coluna. Se a criança sentir uma dor persistente e localizada ou apresentar uma assimetria corporal pode ser sinal de doença. Nesse caso, deverá dirigir-se ao médico para realizar exames específicos.

Regras a seguir

- Visite o seu médico assistente com regularidade. Este poderá solicitar-lhe a realização de exames rotineiros, como análises ao sangue para avaliar, por exemplo, os níveis de colesterol.
- Adote hábitos de vida saudáveis e, no dia-a-dia, prefira as escadas ao elevador
- Tenha atenção à postura
- Evite fumar
- Mantenha o peso sob controlo.

Conselhos/mensagens ao longo do ano para manter uma coluna saudável:

Janeiro – Ter atenção à postura depois da época festiva
Fevereiro – Melhorar postura corporal no trabalho
Março – Escolher uma boa almofada e colchão para dormir 
Abril – Esvaziar a mala de ombro para evitar excesso de peso
Maio – Ter atenção à postura durante a gravidez
Junho – Praticar exercício físico
Julho – Evitar saltos altos e manter postura direita
Agosto – Alimentação mais saudável, com frutas e legumes
Setembro – Escolher mochila escolar adequada
Outubro – Atenção à coluna do seu filho 
Novembro – Fazer check-up clínico
Dezembro – Adoptar hábitos de vida saudáveis

Revisão científica:
Paulo Pereira, neurocirurgião e coordenador da campanha Olhe pelas Suas Costas.

 

 

 

 

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