“As posturas incorretas nas atividades diárias são responsáveis por múltiplos episódios de dor e por vários desequilíbrios no sistema músculo-esquelético", afirma a médica anestesiologista Ana Pedro, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED).

"Para o bem-estar da nossa saúde a prática regular de atividade física e as questões posturais devem ser tidas em conta, assim como a manutenção de um peso saudável, no combate ao sedentarismo", acrescenta.

A postura é a composição das posições de todas as articulações do corpo humano em qualquer momento.

Os vícios relacionados com a postura podem ser responsáveis por diferentes patologias, ao gerar desconforto e, em muitos casos, problemas e condições de saúde que se podem agravar.

Contudo, existem alguns conselhos práticos para evitar problemas futuros relacionados com a postura incorreta:

  • A trabalhar, manter a coluna alinhada e encostada às costas da cadeira, com os pés pousados no chão, os joelhos fletidos num angulo de 90° e a cabeça virada para a frente, alinhada com o tronco;
  • Para evitar estar na mesma posição durante muito tempo, procure fazer intervalos curtos e aproveite para fazer alguns alongamentos musculares;
  • Praticar exercício físico moderado regularmente, especialmente depois de muitas horas sentado;
  • Fazer exercício físico com orientação técnica adequada, no sentido de evitar compensações posturais que acarretem depois dor ou lesão músculo-esquelética;
  • Ao levantar e transportar cargas ou pesos, colocar-se com os pés separados ao nível dos ombros e o mais próximo possível da carga, fletir os joelhos e manter o peso equilibrado nos dois lados do corpo para evitar fletir ou dobrar as costas para a frente;
  • Se tiver possibilidade de caminhar, faça-o para aliar a sua saúde física à mental. Bastam 30 a 40 minutos de caminhada diária para manter a condição física e equilibrar a saúde, evitando o sedentarismo e a doença crónica.

Os conselhos são da médica anestesiologista Ana Pedro, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED).

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