Este artigo tem mais de 11 anos
Tratamento aplicado em doenças respiratórias, doenças de pele e questões de saúde mental
A Haloterapia ou Terapia do sal, é reconhecida há séculos como uma abordagem única e natural para aliviar os sintomas de várias queixas respiratórias, doenças dermatológicas e alergias.
Predominantemente no leste da Europa, as pessoas têm vindo a utilizar a inalação de sal como um caminho natural para reduzir os sintomas de doenças respiratórias e doenças de pele. É muito natural para quem sofre destas doenças visitar cavernas de sal para extrair os benefícios de um ambiente com propriedades anti-bacterianas, anti-inflamatórios e de modulação do sistema imune.
Basicamente, Haloterapia é a inalação de partículas de sal muito finas. Na Haloterapia moderna, as sessões terapêuticas são realizadas dentro de uma câmara de sal. Essa câmara ou sala de sal é uma reprodução das grutas de sal subterrâneas e as mais recentes inovações tecnológicas aumentam a eficácia das mesmas.
O aerossol seco do cloreto de sódio (sal) é considerado ser o factor curativo principal deste microclima. O sal utilizado é um sal de vácuo especialmente puro, que é produzido para aplicações farmacológicas exigentes.
A Haloterapia é reconhecida e certificada pela directiva da U.E. Nº CE 93/42 EEC.
Que doenças pode a Haloterapia ajudar?
Existem três grandes áreas médicas a ter em consideração:
1. Do pulmão e doenças respiratórias: asma brônquica, asma, fibrose cística, bronquite crónica, enfisema, otite, tosse, doença pulmonar obstrutiva crónica, rinite, sinusite e tosse de fumadores.
2. Doenças de pele e queixas dermatológicas: eczema, psoríase, dermatite.
3. Questões de saúde mental: fadiga, stress e depressão.
Como pode a Haloterapia ajudar?
O tratamento da Haloterapia ajuda a tratar todos os quatro processos principais que atuam no sistema respiratório: inflamação, infeção bacteriana, muco excessivo, espasmo (broncoespasmo) e hiper-reatividade. Na maioria dos pacientes, após o tratamento da Haloterapia, a condição clínica melhora e os sintomas desaparecem ou aliviam significativamente.
Haloterapia é clinicamente comprovada para:
1. Limpar o muco das vias aéreas, eliminando assim a obstrução do fluxo de ar;
2. Melhorar o mecanismo de transporte mucociliar tanto em indivíduos asmáticos como saudáveis;
3. Equilibrar liquidos da superfície das vias aéreas;
4. Proporcionar efeitos anti-inflamatórios e bactericidas;
5. Reduzir a hiper-responsividade brônquica;
6. Melhorar a função do pulmão;
7. Ajudar a limpar indesejáveis partículas inaladas pelos pulmões;
8. E como um tratamento livre de drogas para asma, bronquite, sinusite e Fibrose Cística.
Nas doenças dermatologicas as partículas de sal terão efeitos favoráveis sobre o cabelo e na microcirculação sanguínea da pele. Também irá matar as bactérias e os fungos, possuindo propriedades anti-inflamatórias.
Em que consiste uma sessão de Haloterapia?
No Centro de Haloterapia do Porto as sessões terapêuticas tem lugar dentro de uma sala de sal com capacidade maxima de 8 pessoas. A sala é coberta de sal para imitar o ambiente de cura da caverna de sal. A sala de sal é um espaço seco, estéril e hermético.
Há cadeiras relaxantes e brinquedos para as crianças brincarem enquanto se ouve musica suave num ambiente tranquilo. Terá a oportunidade de meditação silenciosa, trabalhar no seu laptop ou ler um livro. A sessão vai normalmente durar 45 minutos.
Ao longo da sessão um halogerador (Gerador de aerosol de sal seco) recria a atmosfera que ocorre naturalmente nas minas e cavernas de sal. O Halogerador é a parte mais importante da Haloterapia. Enquanto numa caverna de sal natural terá toneladas de sal emissor de íons negativos benéficos na nossa sala o halogerador proporcionará um tratamento mais eficaz em muito menos tempo.
O aerossol de sal libertado pelo halogerador é curativo para a pele e para o sistema respiratório.
O ar de sal não vai danificar a roupa ou deixar um resíduo visível, nenhuma roupa especial é necessária.
Por Centro de Haloterapia do Porto
Comentários