Aprender a ler e a escrever não é um processo inato e natural como o ato de aprender a falar. A estabilidade de competências como a linguagem oral, o conhecimento sobre a escrita e a consciência fonológica podem influenciar o início do ensino formal das crianças.
A consciência fonológica está relacionada com a capacidade de pensar sobre a língua oral, sendo que esta inclui a consciência de que a fala pode ser segmentada em unidades mais pequenas (segmentação das frases em palavras, as palavras em silabas e as silabas nos sons que as constituem). É ainda o conhecimento fonológico, que permite identificar de que as palavras “janela” e “canela” rimam, que as palavras “garrafa” e “galinha”  iniciam com a mesma silaba ou ainda  que a palavra “bolacha” tem mais silabas do que a palavra “cama”. Esta capacidade de “manipular” os sons é considerado um dos melhores indicadores se a criança terá facilidade (ou não) na aprendizagem da leitura e escrita.
Como posso estimular a Consciência Fonológica?
É suposto que estas competências estejam adquiridas entre os 5 e os 6 anos, contudo com o aproximar da entrada no 1º Ciclo, podem se realizar algumas tarefas para ajudar no seu desenvolvimento/ consolidação.
1. Dividir as palavras em silabas e posteriormente em sons/letras
(bola – bo.la – b.o.l.a)   (cama – ca.ma – c.a.m.a)
2. Jogos de rimas – ex: dizer 3 palavras à criança para esta encontrar as duas que rimam
(cão – pão – pá)   (pato – gato – peixe)
3. Pedir à criança para dizer palavras que comecem por determinado som/letra
(“Diz-me palavras que comecem por /p/ “ - pato, pinto, pátio, porta, etc)
A facilidade na aprendizagem do processo da leitura e escrita, é um reforço para a literacia e o sucesso escolar. Estes “jogos de estimulação” podem ser feitos em qualquer lado (carro, praia, casa) e podem envolver toda a família de uma forma única e divertida.
Por Ana Modesto, Terapeuta da Fala SpeechCare