O regresso ao dia a dia agitado, a falta de tempo, a pressão social e laboral e o aumento do custo de vida associado à inflação podem estar a contribuir para um aumento do stress e ansiedade.

A ansiedade é uma reação normal ao perigo ou ao stress do quotidiano. Pode ser entendida como uma sensação de medo perante uma ameaça ou uma preocupação perante algo que poderá acontecer e que tememos ser negativo. De facto, as perturbações de ansiedade são comuns e em Portugal, segundo dados citados pela Direção Geral da Saúde (DGS), podem afetar quase uma em cada 10 pessoas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o stress pode ser definido como qualquer tipo de alteração que cause desgaste físico, emocional ou psicológico. Manifesta-se através do medo, preocupação, incapacidade de relaxar, aumento da frequência cardíaca, dificuldade em respirar, perturbação nos padrões de sono, alteração nos padrões alimentares, dificuldade de concentração, agravamento de condições de saúde pré-existentes (física e mental) e aumento do uso de álcool, tabaco e outras drogas. Todos estes fatores têm graves implicações na saúde e na funcionalidade do ser humano.

A forma como o stress atinge cada um de nós é distinta. É por isso fundamental saber gerir o stress de maneira a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar.

Viterra Stress

À base de ingredientes naturais como a lavanda, a erva-cidreira e vitaminas do complexo B, ajuda a gerir episódios de stress e a ansiedade, promovendo uma sensação de relaxamento, bem-estar e tranquilidade.

A sua formulação rica em vitaminas do complexo B, ajuda a manter os níveis normais de energia e contribui para um normal funcionamento do sistema nervoso.

Viterra é uma marca de suplementos alimentares presente em Portugal há mais de 50 anos.

Mais informações aqui.

10 dicas fundamentais para gerir o stress e ansiedade no seu dia a dia

1. Trace metas exequíveis

Adote objetivos a curto, médio e longo prazo que possam ser cumpridos. Impor-se metas irrealistas só prejudicará a sua saúde mental, uma vez que afetarão a sua capacidade de trabalho e a sua autoestima e, com isso, aumentar-lhe-ão o stress percecionado.

2. Estabeleça prioridades

No dia a dia é impossível trabalharmos em várias frentes em simultâneo. Crie uma lista de temas prioritários para cada um dos seus dias e vá, paulatinamente, eliminando os assuntos pendentes à medida que a semana se desenrola. Não tente resolver todos os problemas ao mesmo tempo.

3. Tenha tempo para si

Nós não somos só trabalho. Crie nos seus dias úteis tempo para si: seja para ver uma exposição, ler um capítulo de um livro, ir às compras ou fazer aquele programa que anda a adiar e que lhe dariam energia extra.

4. Relaxe

Procure uma massagem corporal, vá um dia a um spa, arranje o cabelo ou priorize qualquer atividade que lhe devolva conforto e bem-estar.

5. Relativize os problemas

Todos temos grandes questões de vida para resolver. Mas um grande problema hoje pode não passar disso mesmo: uma situação temporária com data de validade. Lembre-se sempre que o tempo ajuda a resolver uma série de eventos que lhe podem estar a causar sofrimento.

6. Tenha uma alimentação equilibrada

Apostar numa dieta saudável e variada permite obter as vitaminas, minerais, gorduras essenciais, aminoácidos e água de que necessitamos, ajudando a contrariar o impacto do stress no organismo.

7. Durma bem

Ter um sono regular e reparador é essencial. Durma entre 7 a 8 horas de sono por dia, à mesma hora, e se possível mantenha esse padrão regular de sono. Uma boa noite de sono pode ajudá-lo a lidar com as circunstâncias do dia a dia.

8. Faça exercício físico

O exercício físico é um importante aliado na manutenção da saúde mental. Fazer desporto promove a auto-realização e o sentimento de felicidade graças à libertação de endorfinas responsáveis pela sensação de bem-estar.

9. Contrarie os pensamentos negativos

Sempre que a sua mente for invadida por ideias contraproducentes, tente ser racional. Foque-se no aqui e no agora e resolva com objetividade as questões que o afligem.

10. Aposte num suplemento alimentar

Tome um suplemento alimentar, como complemento a uma alimentação equilibrada e variada. Viterra Stress ajuda a reduzir o stress físico e mental, e promove a tranquilidade sem causar sonolência.

Viterra Stress

Viterra Stress contém vitaminas B1, B6 e B12 que favorecem uma função psicológica e um metabolismo produtor de energia normais. Também possui vitamina B2 e ácido pantoténico que contribuem para a redução do cansaço e fadiga.

Apostar em Viterra Stress pode ser uma excelente opção caso esteja a vivenciar momentos de stress. Conheça outros produtos no website oficial da Viterra, no qual poderá encontrar outros suplementos alimentares adequados às suas necessidades nas várias fases da vida.

Viterra Stress é um SUPLEMENTO ALIMENTAR. Os suplementos alimentares não substituem uma dieta variada nem um estilo de vida saudável. O efeito benéfico é obtido com a toma diária de 1 cápsula. Não deve ser excedida a toma recomendada. Não recomendado em caso de hipersensibilidade ou alergia a algum dos constituintes da formulação. Manter fora da vista e do alcance das crianças. Para mais informações consultar a rotulagem.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.