O sangramento da gengiva é a manifestação de um problema chamado gengivite. Outras manifestações que podem acompanhar o sangramento são vermelhidão, mau hálito e mau sabor na boca.

A gengivite resulta da acumulação de placa bacteriana ao nível da margem da gengiva. A sua presença desencadeia uma resposta inflamatória que resulta no sangramento espontâneo ou provocado por trauma mecânico (como, por exemplo, a escovagem).

Se a placa bacteriana se mantiver durante períodos de tempo prolongados, esta sofre calcificação e forma cálculo que, por sua vez, facilita a acumulação de mais placa bacteriana e a exacerbação dos sintomas da gengivite.

O que fazer

O tratamento e prevenção de gengivite estão relacionados com a remoção do agente causador, a placa bacteriana. Estes são os comportamentos que deve adotar para evitar este problema:

- Ponha em prática uma boa técnica de escovagem. incline a escova num ângulo de 45º em direção à gengiva, de forma a conseguir limpar o sulco gengival e fazer movimentos circulares.

- Use fio dentário ou escovilhão interdentário diariamente.

- Consulte o seu médico dentista ou higienista para que o cálculo possa ser removido e lhe seja explicado o melhor método de remoção da placa bacteriana a usar em casa.

Revisão científica: Noura Abikomail (dentista)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.