As dores de cabeça podem dever-se à tensão muscular no pescoço, nos ombros e na cabeça e são causadas pelo cansaço, pelo stresse, por posturas forçadas e, ainda, por constipações, sinusite, problemas hepáticos ou uma disfunção nas vértebras cervicais. Entre outros sintomas, alguns especialistas, nacionais e internacionais, apontam ainda uma sensação de pressão na cabeça e dor moderada e constante nos olhos, nuca e ombros.

Descubra, de seguida, algumas das mezinhas a que pode recorrer para as aliviar.

3 remédios naturais

1. Faça a si próprio, ou melhor, peça que lhe façam massagens suaves no pescoço, ombros e cabeça, para relaxar os músculos. Em seguida, alongue-os e tome um duche de água quente.

2. Para prevenir as dores de cabeça, realize diariamente exercícios de relaxamento (o ioga é excelente opção) e respirações profundas.

3. Se a dor agravar com o frio, frite rodelas de cebola em azeite até alourarem e adicione um pouco de piri-piri. Espere até ficar a uma temperatura suportável e aplique sobre a zona dos ombros e cervicais, até arrefecer.

"Estes ingredientes têm constituintes analgésicos e anti-inflamatórios muito poderosos", explica João Beles. Se, por outro lado, a dor agravar com o calor, o naturopata recomenda que "coloque rodelas de batata nas zonas afetadas, alternando com um cataplasma frio de argila verde, durante 30 minutos".

Veja também a galeria de imagens com outras soluções naturais para as dores de cabeça, um problema que afeta anualmente milhões de portugueses.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.