Conheça 6 fatores fatores de risco que aumentam a possibilidade de desenvolvimento de doença cardiovascular e saiba o que pode fazer para manter um coração saudável.

1. Porque devo ter a tensão arterial controlada?

A tensão arterial elevada torna as artérias mais  suscetíveis ao desenvolvimento de aterosclerose e assim aumento da incidência de enfarte do  miocárdio e de acidente vascular cerebral (AVC). O excesso de peso, consumo excessivo de sal  e álcool, são fatores conhecidos para o desenvolvimento de hipertensão. A tensão arterial não  deve exceder 140 mmHg (máxima) e 90 mmHg (mínima).

2. Fumar é assim tão mau para o meu coração?

A evidência que o tabaco mata é incontroversa.  Fumar é a maior causa de doença cardiovascular. O risco é mais elevado nas pessoas que  fumam mais e há mais tempo, mas mesmo um único cigarro por dia pode aumentar o risco de  doença em 50%. Apesar do grande dano que o tabaco pode provocar, deixar de fumar, pode  com o tempo diminuir o risco de doença cardiovascular para níveis semelhantes às pessoas que  nunca fumaram.

3. A diabetes aumenta o risco de doença cardiovascular?

A diabetes provoca lesões nas  artérias, tornando-as mais suscetíveis à aterosclerose, sendo a doença cardiovascular a principal  causa de mortalidade nos doentes diabéticos. Um dos critérios para o diagnóstico de diabetes,  é a presença de pelo menos 2 valores de glicose em jejum, superiores a 126 mg/dl. O risco de  desenvolvimento de doença cardiovascular é 2-4 vezes mais alto que as pessoas sem diabetes  e aparece também em idades mais jovens.

4. O colesterol elevado pode provocar enfarte do miocárdio?

O aumento do colesterol leva a acumulação de gordura nas paredes das artérias, provocando obstrução das mesmas. O  colesterol é transportado no sangue por lipoproteínas (LDL e HDL). Valores elevados de LDL (“mau colesterol”) aumentam o risco, porque se depositam nas artérias, causando obstrução das  mesmas. Em doentes sem doença cardíaca e sem outros fatores de risco, valores de LDL  inferiores a 115 mg/dl e HDL (“bom colesterol”) superiores 40 mg/dl nos homens e 45 mg/dl nas  mulheres são recomendados. Os valores são diferentes nos doentes com doença cardiovascular  conhecida ou que tenham outros fatores de risco.

5. Porque é que o meu médico insiste que tenho que emagrecer?

A obesidade e em especial  a gordura abdominal, aumentam a probabilidade de enfarte do miocárdio e AVC, mas também a  incidência de diabetes e hipertensão. O excesso de peso é avaliado pelo índice de massa  corporal, com valores normais variando entre 19-25 Kg/m2. O perímetro abdominal deve ser  menor que 94 cm nos homens e 80 cm nas mulheres. Quanto maiores os valores, maior o risco  de ter doença, sendo que a perda de peso diminui significativamente esse risco.

6. Porque devo combater o sedentarismo?

A prática de exercício em qualquer idade ajuda a controlar, a tensão arterial, os níveis de açúcar e colesterol, diminuído assim o  risco de doença. Se não houver contraindicação médica pratique no mínimo 30 minutos de exercício, 5 dias por semana e diminua a quantidade de tempo que passa sentado na sua profissão.

Prevenir a doença cardiovascular, controlando os fatores de risco, é importante para a sua vida. Sendo possível intervir sobre os fatores de risco, é importante o compromisso com uma vida saudável, para que possa manter um coração forte. Exercício regular, deixar de fumar, perder peso, alimentação saudável e um acompanhamento médico regular devem fazer parte desta estratégia.

Neste período de pandemia não descure a sua doença. Procure ajuda do seu médico em caso dúvidas. Se tiver sintomas, lembre-se que na doença cardíaca, todos os minutos contam. As unidades de saúde estão preparadas para tratá-lo num ambiente seguro.

Um artigo do médico Vitor Araújo, Coordenador de Cardiologia do Hospital da Ordem da Trindade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.