De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), um em cada três adultos em todo o mundo sofre de hipertensão. Em 2013, a prevalência estimada da Diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos foi de 13%, isto é, mais de um milhão de portugueses neste grupo etário tem diabetes.
O consumo de tabaco é responsável pela morte de 6 milhões de pessoas anualmente, das quais mais de 600 mil são fumadores passivos. Se não forem instituídas medidas efetivas de prevenção e controlo do tabagismo, o número de mortes anuais poderá ascender aos 8 milhões dentro das próximas duas décadas.
Mas e se todos conseguíssemos prevenir o risco cardiovascular; melhorar a nossa saúde psicossocial; promover uma maior consciência para os cuidados básicos de saúde; estimular estilos de vida mais saudáveis; reduzir comportamentos de risco e fomentar a saúde e o bem-estar de todos colaboradores, como uma prioridade?
E se a saúde das pessoas fosse uma prioridade nas empresas, uma prioridade do Departamento de Recursos Humanos, por exemplo? E se todos ajudassem um colega a deixar de fumar?
A cessação tabágica tem sempre como consequência uma melhoria do estado de saúde geral:
- 20 minutos depois, a pressão arterial e a pulsação diminuem;
- 12 horas depois, o nível de monóxido de carbono no sangue regressa aos valores normais;
- 48 horas depois, o paladar e o olfato começam a melhorar;
- 2 semanas a 3 meses depois, o risco de ocorrência de enfarte do miocárdio desce e a função pulmonar aumenta;
- 1 a 9 meses depois, a ocorrência de tosse e dispneia diminuem;
- 1 ano depois, o risco de doença cardíaca coronária é metade do de um fumador;
- 5 anos depois, o risco de AVC iguala o de um não fumador;
- 10 anos depois, o risco de cancro do pulmão é cerca de metade do de um fumador; o risco de cancro da boca, faringe, esófago, bexiga, rim e pâncreas também diminui;
- 15 anos depois, o risco de doença cardíaca coronária é igual ao de um não fumador.
Por Pedro Pires, Farmacêutico e Administrador das Farmácias Holon
Comentários