As férias de verão são uma altura propícia para que se cometam alguns excessos no que diz respeito a uma alimentação equilibrada e, tendo esse fator em conta, aqui ficam enumerados alguns pontos que devem ser seguidos no regresso ao estilo de vida habitual.

A nutricionista Joana Lopes dos Santos adianta: “É comum que durante os meses de verão as pessoas descuidem um pouco os cuidados com a alimentação, ingerindo alguns alimentos em excesso e acusando a falta de outros.

Esta é uma situação que acontece a todos mas que é importante corrigir.” Foi neste âmbito que se elaborou uma lista com algumas medidas a tomar no período pós-férias:

1. Beber muita água, cerca de 1,5 litros por dia aproximadamente. A água ajuda a limpar impurezas do corpo para além de que aumentar o bom funcionamento dos rins.

2. Reduzir o consumo de álcool. As bebidas alcoólicas são ricas em açúcares o que prejudica o organismo.

3. Reduzir o consumo de sal, prevenindo assim o aparecimento de doenças cardiovasculares.

4. Privilegiar cozinhados ao vapor, no forno ou cozidos em detrimento de fritos.

5. Comer fruta. É aconselhável que se ingiram, no mínimo, duas peças de fruta por dia. Este é um alimento rico em vitaminas e minerais com um alto poder antioxidante que protege o coração.

6. Aumentar o consumo de legumes. Os legumes são ricos em fibras e proteínas, para além de terem um elevado poder nutritivo.

7. Fazer do pequeno-almoço a refeição mais importante do dia. É no pequeno-almoço que são introduzidos os primeiros alimentos no nosso organismo e como tal deve ser cuidado e enriquecido com todos os nutrientes que o corpo necessita.

8. Evitar o consumo de carnes ricas em gorduras saturadas, as ditas carnes vermelhas (porco, vaca) optando antes por carnes brancas (peru, frango), pois são mais ricas em nutrientes e não têm tantas gorduras.

Resumindo, é fundamental uma ingestão de alimentos diversificada desde que não em excesso. Todos os alimentos são ricos em algum tipo de minerais, não obstante existirem alguns que se devem privilegiar.

A prática destes conselhos deve ainda ser sempre acompanhada por um aumento do exercício físico, que deve ser incorporado de forma contínua na rotina diária.

Agradecimentos: Joana Lopes dos Santos, nutricionista; Nutricion Center

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.*

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