As catástrofes acontecem... Esta é uma realidade que não podemos esquecer e os últimos acontecimentos fazem com que não o consigamos esquecer. Desde sismos, a tsunamis, cheias, furacões, são muitas as catástrofes que nos podem assolar e para as quais devemos estar minimamente preparados.

O melhor caminho é ser pró-ativo na prevenção, ou seja, discutir com a família planos de emergência, aprender quais os comportamentos corretos e passar a mensagem por todos os que conhece. Também deve combinar um lugar de encontro com a sua família, pois se estiverem todos preparados será mais fácil manter a calma, em caso de catástrofe. Além disto também deve estar informado sobre quais os locais mais seguros para onde se deve dirigir de acordo com cada catástrofe. Um dos passos mais importantes na prevenção é reunir tudo o que possa ser importante levar consigo numa mochila (kit de emergência).  Nesse kit de emergência deverá ter:

- Um estojo de primeiros socorros
- Um rádio e uma lanterna de pilhas
- Pilhas extra
- Medicamentos essenciais
- Agasalhos
- Água engarrafada
- Alimentos enlatados para dois ou três dias
 - Algum dinheiro
Ao visitar a página da Autoridade Nacional de Protecção Civil, encontra diversos conselhos para se prevenir e, sobretudo, para se proteger de catástrofes, caso esteja em família, no local de trabalho ou em férias.A Proteção Civil aconselha que toda a gente faça um Plano Familiar de Emergência, ou seja, um plano que aponte para a prevenção das famílias em caso de acidentes naturais e que comece por enunciar os perigos na área de residência. Uma boa preparação irá evitar situações de pânico, o que é normal acontecer numa situação de risco. O que deve acontecer neste plano? Explicar alguns cuidados básicos, sobretudo às crianças, ter os números de emergência por perto ou simplesmente combinar alguns locais que sirvam de ponto de encontro, são algumas das coisas mais importantes a discutir. Também poderá ver no seu local de trabalho se existe um plano de emergência e conhecê-lo em detalhe. É muito comum as empresas se prepararem para estas eventualidades com alguns simulacros.Veja também: O que as notícias sobre violência estão a fazer connoscoSaiba ainda: Descubra como tomar boas decisões

Se se encontra de férias, é importante saber qual a atividade sísmica ou o risco de catástrofes naturais no local de destino. Caso as férias sejam realizadas fora de Portugal, é importante que deixe o seu contato junto da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas ou preencha o formulário online. Este registo é importante, já que no caso de acontecer algum problema, o Estado Português saberá onde está.
Em caso de viagem ou não é muito importante que tenha um seguro que cubra os riscos sísmicos e outros desastres naturais. Tenha especial atenção pois a grande maioria dos seguros pode excluir as catástrofes naturais. É necessária também atenção no que diz respeito à cobertura dos seguros, já que existem seguros com cobertura total e com cobertura parcial. Será essencial separar na cobertura do seguro as jóias e os equipamentos eletrónicos mais caros do resto da casa, para assim, assegurar uma melhor cobertura. Depois de ter a sua casa segura, é importante que mande reavaliá-la de 5 em 5 anos, para assim conseguir refletir o valor exato da casa e do recheio. Esta reavaliação tem um custo, por isso faça-a depois de obras ou de compras de mobiliário com valor acima do seu rendimento médio. Se não for o proprietário da habitação, pode fazer uma cobertura à casa ou ao recheio. No entanto, no que diz respeito à cobertura contra desastres naturais, esta deverá ser feita pelo senhorio.

Outra das partes muito importantes a organizar é sua a documentação. É essencial ter toda a informação junta e de preferência num cofre, para assim evitar que se percam os seus documentos importantes num incêndio ou numa inundação. Uma boa ideia é ter também cópias dos documentos e chaves da casa e do carro em casa de amigos ou familiares. Melhor do que isto e pensando também nas suas memórias, ou seja, fotografias, vídeos, trabalhos, etc, pode e deve guardar todos os seus documentos na “nuvem” (Dropbox, Google Drive, One Drive, etc.). Se não sabe usar a nuvem, digitalize ou tire foto e mande por e-mail para si próprio. Desta forma, assim que tiver acesso à internet vai ter lá tudo o que guardou.