As catástrofes acontecem... Esta é uma realidade que não podemos esquecer e os últimos acontecimentos fazem com que não o consigamos esquecer. Desde sismos, a tsunamis, cheias, furacões, são muitas as catástrofes que nos podem assolar e para as quais devemos estar minimamente preparados.
O melhor caminho é ser pró-ativo na prevenção, ou seja, discutir com a família planos de emergência, aprender quais os comportamentos corretos e passar a mensagem por todos os que conhece. Também deve combinar um lugar de encontro com a sua família, pois se estiverem todos preparados será mais fácil manter a calma, em caso de catástrofe. Além disto também deve estar informado sobre quais os locais mais seguros para onde se deve dirigir de acordo com cada catástrofe. Um dos passos mais importantes na prevenção é reunir tudo o que possa ser importante levar consigo numa mochila (kit de emergência). Nesse kit de emergência deverá ter:
Outra das partes muito importantes a organizar é sua a documentação. É essencial ter toda a informação junta e de preferência num cofre, para assim evitar que se percam os seus documentos importantes num incêndio ou numa inundação. Uma boa ideia é ter também cópias dos documentos e chaves da casa e do carro em casa de amigos ou familiares. Melhor do que isto e pensando também nas suas memórias, ou seja, fotografias, vídeos, trabalhos, etc, pode e deve guardar todos os seus documentos na “nuvem” (Dropbox, Google Drive, One Drive, etc.). Se não sabe usar a nuvem, digitalize ou tire foto e mande por e-mail para si próprio. Desta forma, assim que tiver acesso à internet vai ter lá tudo o que guardou.
Comentários