As causas que provocam o aparecimento da dermite, uma inflamação da pele também conhecida por dermatite ou ezcema atópico ainda não estão determinadas.
Ainda assim, os especialistas acreditam que esta patologia da pele é desencadeada por vários estímulos internos, externos ou ambos.
Entre os principais, destacam-se os seguintes:
Fatores ambientais
A patologia está fortemente associada a uma reação de hipersensibilidade a agentes ambientais, como os pólenes no ar e condições climáticas extremas (ar muito seco ou demasiadamente húmido). Tanto para doentes como para os profissionais de saúde, o inverno é a estação do ano mais preocupante, pois o frio e o tempo seco promovem a desidratação da pele e aumentam os níveis dos marcadores inflamatórios. Já os raios UV podem ajudar a aliviar o eczema.
Fatores naturais
Os alergénios desencadeantes podem ir desde o fumo do tabaco, a produtos de limpeza, cosméticos, perfumes e, mesmo, alguns tipos de tecido. Por outro lado, o stress, os traumatismos locais de natureza física (o ato de coçar, contacto de lã e fibras sintéticas), a exposição ao pó doméstico proveniente de alcatifas e brinquedos e as infeções cutâneas ou sistémicas estão também envolvidos.
Deficiente funcionamento da barreira da pele
Na pele normal, o estrato córneo (camada superior da pele), age como uma muralha defensiva mantendo a água e os lípidos no seu interior e impedindo a entrada de agentes alergénios. Em doentes com eczema atópico, a pele tem uma capacidade menor de reter água e os lípidos, tornando-se seca e escamosa.
Respostas imunológicas
O sistema imunológico desempenha um papel crucial no eczema atópico. Mesmo quando não há sinais clínicos exteriores da doença (vermelhidão e comichão), existem processos inflamatórios da pele em constante desenvolvimento que podem levar a episódios de exacerbação da doença.
Suscetibilidade genética
Acredita-se que 50% dos afetados com eczema atópico possuem uma predisposição hereditária para a doença. A patologia não é contagiosa, contrariamente ao que ainda se pensa.
Comentários