Algumas até têm um ar inofensivo mas plantas e flores como as hortênsias, os antúrios, as margaridas e ainda outras que pode ver nesta galeria de imagens têm níveis de toxicidade que podem afetar crianças e adultos e até animais de estimação. Além de irritações cutâneas, podem gerar intoxicações por ingestão. Estes são seis dos cuidados que deve ter no dia a dia para os prevenir e evitar:

1. Utilize luvas

Use sempre luvas quando manusear plantas tóxicas. O látex das plantas, um líquido de aspeto leitoso, pode provocar irritações cutâneas e até oculares. Em caso de acidente, guarde a planta para mostrar ao especialista e procure assistência médica ou veterinária.

2. Aplique repelente

Aplique um repelente de animais junto às plantas tóxicas, na sua parte exterior, se tiver animais de estimação e não puder alterar o posicionamento das plantas. Este tipo de produto mantém os amigos de quatro patas longe, sem perigo para a sua saúde. Também existem produtos biológicos que pode utilizar para este efeito.

3. Mude a posição dos vasos

Reposicione as plantas potencialmente tóxicas, de forma a que fiquem fora do alcance de crianças. Ensine ao seu filho a importância de não utilizar as plantas como alimento ou brinquedo.

4. Afaste as plantas dos animais

Limite o acesso dos animais de estimação às plantas, sobretudo se estão muito tempo sozinhos num espaço, pois tendem a distrair-se com elas e podem ingeri-las.

5. Mantenha os seus animais hidratados

Tenha sempre água para o seu cão ou gato. Animais com sede procuram plantas que tenham sido regadas e acabam por ingerir as folhas.

6. Não ingira o que desconhece

Apesar de algumas flores, bagas e até raízes serem comestíveis, a verdade é que nem todos podem ser ingeridos pelos humanos, tal como sucede com os cogumelos, muitos deles venenosos. Não coma, por isso, frutos, raízes ou folhas de plantas que não conhece.