Algumas até têm um ar inofensivo mas plantas e flores como as hortênsias, os antúrios, as margaridas e ainda outras que pode ver nesta galeria de imagens têm níveis de toxicidade que podem afetar crianças e adultos e até animais de estimação. Além de irritações cutâneas, podem gerar intoxicações por ingestão. Estes são seis dos cuidados que deve ter no dia a dia para os prevenir e evitar:

1. Utilize luvas

Use sempre luvas quando manusear plantas tóxicas. O látex das plantas, um líquido de aspeto leitoso, pode provocar irritações cutâneas e até oculares. Em caso de acidente, guarde a planta para mostrar ao especialista e procure assistência médica ou veterinária.

2. Aplique repelente

Aplique um repelente de animais junto às plantas tóxicas, na sua parte exterior, se tiver animais de estimação e não puder alterar o posicionamento das plantas. Este tipo de produto mantém os amigos de quatro patas longe, sem perigo para a sua saúde. Também existem produtos biológicos que pode utilizar para este efeito.

3. Mude a posição dos vasos

Reposicione as plantas potencialmente tóxicas, de forma a que fiquem fora do alcance de crianças. Ensine ao seu filho a importância de não utilizar as plantas como alimento ou brinquedo.

4. Afaste as plantas dos animais

Limite o acesso dos animais de estimação às plantas, sobretudo se estão muito tempo sozinhos num espaço, pois tendem a distrair-se com elas e podem ingeri-las.

5. Mantenha os seus animais hidratados

Tenha sempre água para o seu cão ou gato. Animais com sede procuram plantas que tenham sido regadas e acabam por ingerir as folhas.

6. Não ingira o que desconhece

Apesar de algumas flores, bagas e até raízes serem comestíveis, a verdade é que nem todos podem ser ingeridos pelos humanos, tal como sucede com os cogumelos, muitos deles venenosos. Não coma, por isso, frutos, raízes ou folhas de plantas que não conhece.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.