Hoje em dia, grande parte das doenças degenerativas estão ligadas aos nossos maus hábitos alimentares e estilos de vida não saudáveis.

Ter uma alimentação equilibrada e variada
A alimentação é um fator fundamental para a saúde. Dessa forma, é importante que combine e varie os alimentos, de modo a obter a quantidade de nutrientes adequados à idade, de acordo com a roda dos alimentos.

Manter uma rotina ativa
A manutenção de um corpo ativo é uma das melhores formas de prevenir diversas doenças. O bom condicionamento físico evita o stress e aumenta a longevidade. Após os 35 anos, irá ajudar a manter a massa muscular, o que é fundamental para o metabolismo.

Deixar o tabaco e o álcool
O tabaco compromete o sistema respiratório e cardiovascular e, por outro lado, o álcool é nocivo para o fígado e para o pâncreas, dois órgãos essenciais para o bom funcionamento de todo o corpo.

Evitar os refrigerantes e outras bebidas ácidas e adoçadas artificialmente
Os refrigerantes têm um pH muito baixo, pelo que comprometem o organismo. Para além disso, são ricos em açúcar, tal como a maioria dos sumos pré-fabricados, o que pode causar diversos problemas para a saúde.

Beber muita água
A ingestão de líquidos durante o dia mantém o funcionamento do metabolismo, a atividade das células corporais e o funcionamento do intestino. Deve ter o hábito de beber água sem esperar pela sede, que já constitui um sinal de desidratação. As necessidades hídricas, apesar de serem diferentes de pessoa para pessoa, variam entre 1,5 a 3 litros de água por dia.

Ingerir um jantar leve
O consumo de alimentos muito calóricos ao jantar prejudica o sono e favorece o aumento de peso, dado que o metabolismo à noite fica mais lento e o gasto de calorias nesse período é menor.

Dormir bem
Procure dormir cedo e aproveitar as horas antes da meia-noite, pois são as mais restauradoras. É essencial que tenha horas suficientes de sono para acordar bem e com energia.

Substituir os hidratos de carbono refinados por alimentos integrais
Os alimentos integrais demoram mais tempo a ser digeridos, promovem um maior tempo de saciedade, favorecem o funcionamento do intestino e ajudam a prevenir a obesidade.

Consumir medicamentos apenas sob orientação médica
O consumo de medicamentos desnecessários pode debilitar significativamente a sua saúde, pelo que deve evitar proceder à automedicação.

Ter um hobby ou praticar atividades de que goste para sair da rotina
São uma excelente alternativa para desviar a sua mente de pensamentos preocupantes e rotineiros. A sua prática irá ajudá-lo a manter a motivação e a melhorar a sua disposição para enfrentar as diferentes adversidades que possam surgir.

Por Vita Sol
O Vita Sol ganhou o Prémio Cinco Estrelas 2016 na categoria “Multivitamínicos” com uma classificação global de 7,05 numa escala de 1 a 10. Mais informações AQUI.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.