Existem determinados hábitos que podem contribuir para o aparecimento ou persistência de manchas nos dentes, tais como beber café, sumos concentrados ou vinho tinto, comer chocolate e fumar, já que os pigmentos presentes nestes alimentos e bebidas podem alterar a cor do esmalte. Então como evitar o aparecimento de manchas indesejáveis nos dentes?

1. Evite alimentos com corantes

Evitar alimentos tais como café e chá, refrigerantes, sumos de algumas frutas (principalmente uva), vinhos tintos, molhos de soja ou inglês, molhos de tomate e beterraba.

12 outras utilizações que pode dar à pasta de dentes
12 outras utilizações que pode dar à pasta de dentes
Ver artigo

2. Não fume

O hábito tabágico envolve libertação de nicotina, que provoca não só o escurecimento gengival por vasoconstrição como também o aparecimento de manchas amarelas ou acastanhadas nos dentes.

3. Evite a administração prolongada de antibióticos

Evitar a toma de antibióticos durante a fase de desenvolvimento dentário nas crianças (excepto se indicado expressamente pelo médico assistente). O uso prolongado de antibióticos como a tetraciclina provoca o aparecimento de manchas acastanhadas nos dentes.

4. Nunca se esqueça de realizar a sua higiene oral diária

A falta de escovagem provoca o aparecimento de placa bacteriana e tártaro, que contribui para o escurecimento dos dentes. Use fio dentário para prevenir as manchas e acumulação de placa bacteriana entre os dentes. Não abuse de pastas dentífricas branqueadoras, uma vez que têm um grão mais grosso, podendo provocar desgaste abusivo na superfície dentária, consulte o seu médico dentista.

10 fontes surpreendentes de cafeína (para começar bem a semana)
10 fontes surpreendentes de cafeína (para começar bem a semana)
Ver artigo

5. Visite o seu médico dentista regularmente

A realização de consultas de higiene oral regulares (idealmente de 6 em 6 meses) não só permite despistar todo e qualquer problema de saúde oral que possa aparecer, como permite, através da destartarização com jacto de bicarbonato, remover manchas e pigmentações externas indesejáveis na superfície dentária.

6. Bocheche a boca após ingerir vinhos, chás, cafés, ou alimentos corantes

Irá ajudar a remover alguma da pigmentação existente nestes alimentos, sem que esta se deposite na superfície dentária.

7. Faça um branqueamento com supervisão

Na hora de fazer um branqueamento dentário, caseiro ou em consultório, opte por fazê-lo sempre com a supervisão do seu médico dentista.

8. Evite os excessos de flúor

O Flúor é de extrema importância na prevenção da cárie dentária, no entanto, o seu excesso poderá provocar manchas indesejadas nos dentes.

Porque é que a gelatina faz assim tão bem? 10 benefícios surpreendentes
Porque é que a gelatina faz assim tão bem? 10 benefícios surpreendentes
Ver artigo

9. Evite produtos não certificados por profissionais

O uso de produtos de origem não certificada pode levar ao aparecimento de manchas, ou mesmo lesões na superfície dos dentes. Confie apenas em produtos profissionais e de origem certificada.

10. Evite os citrinos

Evite ingerir citrinos imediatamente após a escovagem (espere entre 1 a 2h), pois poderá provocar lesões de erosão no esmalte dentário, levando ao aparecimento da camada de dentina que existe por baixo do esmalte, caracteristicamente mais amarela.

Os conselhos são do médico dentista José Afonso Teixeira.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.