Em média, é possível perder-se entre meio a um quilo por semana. Normalmente, e se não existirem alterações no metabolismo que impeçam a perda do peso, as pessoas mais pesadas têm tendência a perder mais quilos, pois como possuem mais massa corporal, despendem mais energia. Mas esta afirmação nem sempre é verdadeira, uma vez que a perda do peso depende de múltiplos fatores. O metabolismo, que é um deles, não funciona sempre da mesma forma e em determinados patamares da perda do peso, aciona mecanismos de defesa para que conservemos gordura corporal.

Estes remontam aos nossos primórdios e funcionam como forma de sobrevivência. Nalgumas pessoas, são mais eficazes do que noutras, o que nos faz ter mais ou menos facilidade em perder peso. Nas mulheres, o ciclo menstrual também influencia essa perda, sendo mais baixa no último dia do período, momento em que o peso é mais verdadeiro. Existem ainda vários outros fatores a ter em conta:

- A pesagem

Pode e deve ser feita de acordo com cada pessoa. Há quem necessite de se pesar todos os dias e não há qualquer problema nisso mas também há quem não sinta vantagens em fazê-lo. O peso ideal será aquele com que cada um se sente bem, tendo controlados todos os fatores de risco.

- A solução que os estudos apontam

Estudos demonstram que é mais fácil perder peso fazendo só dieta do que praticando apenas exercício físico. No entanto, está demonstrado que quando se aliam as duas estratégias a perda do peso é ainda mais significativa.

- Erros a evitar

Os critérios para a perda de peso são vários, como a história clínica, evolução do peso ao longo da vida, faixa etária ou o sexo. Por isso, não se baseie apenas num fator. Não se preocupe apenas com o IMC. O Índice de Massa Corporal é um parâmetro muito redutor, uma vez que o IMC pode ser muito elevado por se ter muito músculo. O forte desejo de emagrecer pode ser outro problema. Querer emagrecer por não se gostar do próprio corpo pode criar expetativas demasiado elevadas em relação à perda do peso. Tenha ainda cuidado com a publicidade enganosa. Muitas vezes, as pessoas são influenciadas pelas mensagens dadas pela publicidade que prometem milagres.

Texto: Teresa Branco (fisiologista na gestão do peso e diretora do Instituto Professora Teresa Branco)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.