Estava a estudar comunicação empresarial quando se deixou seduzir pelos tachos, pelas panelas e por ingredientes que, bem combinados e cozinhados, conseguem dar origem a aos mais saborosos pratos.
Nascido a 24 de outubro de 1979, o chef José Avillez, que pesa 61 kg e mede 1,76 m, passou pelas cozinhas de mestres de topo como Ferran Adrià, Alain Ducasse e Eric Frechon e já viu alguns dos restaurantes onde trabalhou serem distinguidos com uma estrela Michelin.
«Um chef em sua casa» foi o seu primeiro livro. A par da escrita gastronómica e da gestão diária dos restaurantes Cantinho do Avillez e Belcanto, presta também serviços de consultoria através da empresa José Avillez Consultoria e dirige ainda o José Avillez Catering e o take-away JA em casa. O seu agitado dia a dia impede-o de praticar desporto ao ar livre com regularidade mas, ainda assim, não dispensa as suas sessões semanais de pilates.
O que faz para se manter saudável? Tem algum tipo de cuidado ou nem por isso?
Tenho a sorte de fazer o que gosto e acho que isso me mantém saudável. Quanto a cuidados, tenho uma boa alimentação porque nos restaurantes que dirijo, o Belcanto e o Cantinho do Avillez, só usamos produtos de qualidade.
Pratica exercício físico regularmente? Se sim, que tipo de exercício físico pratica e quantas vezes por semana?
Sim. Pratico pilates uma vez por semana.
Que reflexos é que a prática de exercício físico tem na sua saúde?
Ajuda-me a descontrair e a concentrar.
Prefere praticar desporto ao ar livre ou no ginásio?
Cresci rodeado de campo e perto da praia. Por isso, gosto muito do ar livre mas, como trabalhamos 16 horas por dia, seis dias por semana, acabo por não ter tempo para praticar desporto ao ar livre.
Em que medida é que a prática desportiva muda a sua vida? Se é que a muda...
A prática desportiva muito importante para o meu equilíbrio e para o meu bem-estar.
Tem algum problema de saúde que exija cuidados especiais ao nível da alimentação e do exercício físico ou até em termos de tratamentos médicos e medicação? Se sim, tem algum cuidado em particular?
Felizmente, não.
Quando adoece, é um doente difícil e piegas ou, antes pelo contrário, é um paciente perfeitamente calmo e tranquilo?
Mesmo quando adoeço, sou sempre calmo e tranquilo. Não consigo ter tempo para ser piegas.
Comentários