Vem de longe o hábito e a prática, em contextos de perda de peso, subtrair à dieta os alimentos ricos em hidratos de carbono. Atualmente são populares as dietas em que se eliminam arroz, massas, batatas, pão e similares, ao mesmo tempo que essas mesmas dietas permitem um consumo livre de carnes, queijos, gorduras entre outros. Não é sensato.

Efetivamente, em termos práticos, sempre que, fazemos uma restrição alimentar, seja ela qual for, que conduza a um balanço energético negativo, conseguimos perder peso.

Não menos verdade, sempre que restringimos hidratos de carbono na nossa alimentação, evitamos alimentos como bolos, doces e outros produtos açucarados e de pastelaria, que não são apenas fontes de açúcar, mas também de gordura, cujo consumo tem um impacto significativo no aumento de peso.

Há ainda que ter em consideração que, perder peso não é sinónimo de perder gordura e, a forma como se perde peso tem importância na manutenção ou não do peso perdido, assim como tem implicações sobre o nosso metabolismo.

Dietas sem hidratos de carbono, ou com um consumo abaixo do recomendado (com um mínimo de 45-50% do total energético) conduzem a perda de massa muscular e são prejudiciais à saúde, como demonstra a mais recente evidência científica.

Desta forma, o consumo moderado de hidratos de carbono, assim como a escolha dos bons fornecedores de hidratos de carbono (cereais completos, não refinados, leguminosas, tubérculos) é benéfico para a saúde, aumenta a esperança de vida, ajuda na perda de peso/gordura, contribuindo para a saciedade e para o bem-estar físico e psicológico.

Mais do que fazer dieta e condicionarmos o nosso organismo a restrições drásticas que nunca conseguimos que perdurem no tempo, o ideal é aprender a comer, mudando hábitos de uma forma gradual, de forma a que as mudanças possam ficar para a vida e, compreender que, numa alimentação equilibrada há espaço para os pequenos prazeres.

Cláudia Viegas
Nutricionista e docente

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