Quer mesmo emagrecer? Eis o que tem de fazer. Troque a balança por uma fita métrica e meça a sua cintura.

Segundo Michael Roizen e Mehmet C. Oz, os famosos médicos de Oprah Winfrey que elaboraram a Dieta You, «a gordura que se instala na barriga é a única que nos causa problemas de saúde e que nos envelhece», uma vez que está próxima de vários órgãos vitais.

O plano elaborado pelos dois médicos norte-americanos está dividido em 14 dias e promete a perda de cinco centímetros de cintura, o equivalente a baixar um número de roupa, podendo ser seguido por qualquer pessoa, como nos explicaram:

«A nossa dieta funciona em pessoas que queiram permanecer saudáveis, que desejam restabelecer a energia, que queiram regredir a diabetes Tipo II ou que desejem perder 15 a 30 quilos», asseguram os dois especialistas, segundo os quais «o objectivo do plano You é manter as pessoas jovens, isto é, ligar os genes que nos mantêm jovens e desligar os que nos envelhecem, seguindo uma alimentação que abarque todos os nutrientes essenciais».

Plano alimentar

Plano alimentar

A Dieta You é, acima de tudo, uma ferramenta para aprender a comer de forma saudável, mas sem a obsessão das calorias, até porque todos temos necessidade calóricas diferentes. O ideal é comer até ficar satisfeita (oiça o seu corpo pois ele dá sinal quando está satisfeito) e nunca sentir fome.

Para cumprir este objectivo os médicos recomendem a realização de três refeições principais por dia, intercaladas por pequenos lanches. A última deve ser realizada três horas antes de se deitar e as sobremesas só são permitidas dia sim dia não. Os doces tradicionais devem, contudo, ser evitados a todo o custo, podendo optar como alternativa por fruta com molho de chocolate, canela, framboesa ou mesmo por uns quadradinhos de chocolate preto.

De acordo com a teoria You, deverá criar rotinas para ultrapassar os obstáculos com que se vai deparar e estar consciente de que os deslizes acontecem e o mais importante é admiti-los e controlá-los para que possa voltar ao caminho certo.

O treino

O treino

Mexer-se é fundamental para emagrecer, mas isso não significa obrigatoriamente ter que se inscrever num ginásio. Michael F. Roizen e Mehmet C. OZ afirmam que «o nosso corpo pode ser o nosso melhor ginásio», só precisamos de saber usá-lo e tornar o exercício algo fácil e automático.

O Plano de Actividades You ensina-nos a fazer isso mesmo. Não se esqueça que o exercício físico deve aumentar a massa muscular magra (através do treino de força), puxar pelo coração (através do treino cardiovascular) e flexibilizar o corpo (através dos alongamentos).

Os dois especialistas elaboraram um plano que engloba essas três áreas ao qual apenas tem dedicar 20 minutos, três vezes por semana. Os exercícios são simples e fáceis de executar, mas a primeira regra a reter é andar a pé diariamente durante 30 minutos.

Veja na página seguinte: A dieta dia a dia

Agora que tem um panorama global, espreite, dia a dia, o que pode esperar desta dieta:

Dia 1
Comece por esvaziar o frigorífico e os armários dos alimentos ricos em açúcares simples, farinhas enriquecidas, gorduras saturadas e trans. Compre depois vegetais, frutos, hidratos de carbono integrais, fibras, frutos secos, peixe e carnes magras. A partir de agora, em todas as refeições, siga as receitas saudáveis que encontra no livro. Ande a pé durante 30 minutos e depois faça alongamentos.

Dia 2
Arranje alguém com quem possa falar da sua dieta e dos seus objectivos e dispense cinco minutos por dia para lhe contar os seus progressos. Para o jantar, faça uma pizza integral ou um chili picante. Caminhe durante 30 minutos e não se esqueça dos alongamentos.

Dia 3
Aponte tudo o que come, para estabelecer uma rotina e evitar alimentos nocivos. Cozinhe, por exemplo, frango à mediterrânica e feijão branco com ervas. faça a sua caminhada de 30 minutos e inicie o treino You.

Dia 4
Se já se deixou tentar pelos maus alimentos, volte a concentrar-se e da próxima vez que tiver vontade faça um pequeno exercício: inspire, lamba os lábios, engula em seco e expire lentamente. Hoje, prove a massa primavera à provençal, caminhe e faça alongamentos.

Dia 5
Marque uma consulta com o seu médico para fazer um check-up, daqui a um mês. Quando se faz dieta é importante haver acompanhamento médico. Uma sugestão para o seu jantar: frango com alperces e feijão verde com amêndoas. Caminhe e volte fazer o treino You.

Dia 6
Fale dos seus progressos aos familiares, amigos e colegas, pois assim é mais difícil voltar atrás. Experimente rolinhos de peru com batatas vermelhas assadas. Caminhe e faça alongamentos.

Dia 7
Reabasteça a despensa, meça a cintura e pese-se para saber se já houve alterações. Na primeira semana, pode perder até três centímetros de cintura e um a dois quilos de peso. Ande 30 minutos a pé e siga o treino You. Coma, por exemplo, robalo grelhado com alecrim e limão.

A partir do dia 8
Agora que já ultrapassou a fase de arranque e este regime já está automatizado, repita os os passos da primeira semana quer no plano alimentar, quer no exercício. Experimente novas receitas, adapte-as ao seu gosto pessoal, seguindo as orientações nutricionais de Michael F. Roizen e Mehmet C. Oz.

Dia 14
Nesta altura, o seu corpo já está desintoxicado e o seu organismo começa a desejar alimentos saudáveis que tem ingerido e está mais sensível aos alimentos de má qualidade. Agora que já perdeu os cinco centímetros de cintura, não volte aos seus hábitos antigos e continue a alimentar-se correctamente. Lembre-se que emagrecer tem como objectivo principal proporcionar-lhe saúde.

Texto: Rita Caetano com Michael F. Roizen (especialista em Medicina Interna) e Mehmet C. Oz (cirurgião cardiovascular)
Foto: Artur (com produção de Mónica Maia)