Miguel Cocco, hipnoterapeuta, desenvolveu um plano de oito semanas que, sem pensar em alimentos, se foca apenas no essencial. Reeducar o cérebro da pessoa que quer eliminar peso! Compilou-o no livro «Emagreça com o Poder da Mente», publicado em Portugal pela editora Lua de Papel, no qual inclui uma série de exercícios, meditações e técnicas de visualização.
Leia também a entrevista onde o especialista explica o que pode fazer para não ter (tanta) vontade de comer. Conheça, de seguida, os sete passos que tem de dar para se iniciar na auto-hipnose, um dos métodos sugeridos:
1. Escolha o seu lugar e posição para praticar a auto-hipnose.
2. Defina o tempo que vai ficar hipnotizado. Comece por cinco a dez minutos.
3. Defina o propósito da sua hipnose (por exemplo, eliminar 10 quilos) e as sugestões que quer gravar na sua mente, como andar a pé todos os dias, fazer escolhas alimentares saudáveis e por aí fora...
4. Defina como vai despertar da hipnose. Pode optar entre o modo relaxado e o bem-disposto e cheio de energia ou não vai acordar. Pode optar por adormecer e acordar naturalmente do sono fisiológico.
5. Defina como vai fazer a sua indução. Pode focar-se na respiração ou num ponto, ou ir relaxando o corpo por partes.
6. Defina como vai ser o seu aprofundamento e como vai aprofundar o seu estado de transe para conseguir aceder ao inconsciente, momento em que grava na mente as suas sugestões, como indicado no ponto 3. Há várias formas de fazer este aprofundamento. Pode fazê-lo descendo escadas, relaxando mais ainda o corpo, visualizando o seu lugar mágico…
7. Tendo tudo isto em conta, comece a sua auto-hipnose.
Veja na página seguinte: O exercício do balão no estômago
O exercício do balão no estômago
Está num local cheio de comida deliciosa à sua volta e não deseja comer muito? Coloque um balão imaginário no estômago. Estes são os passos que deve seguir para realizar o exercício:
1. Feche os olhos e faça três respirações profundas. Inspire e expire. Sinta o ar a entrar e a sair, a percorrer o nariz, a traqueia e os pulmões…
2. Imagine o ar a percorrer todo o seu corpo. Imagine agora o ar a entrar e a ir até ao seu estômago. Foque-se no ar e nesse trajeto. Sinta a temperatura, a velocidade do ar... Dentro de momentos vou pedir-lhe que imagine que tem um balão no estômago. Veja a cor, o brilho...
3. Imagine agora esse balão, da cor que escolheu, com mais ou menos brilho... O balão no seu estômago! Agora, imagine que está a inspirar e, ao mesmo tempo, está a encher esse balão.
4. Comece por encher até 25 por cento. Depois pare e sinta como 25 por cento do seu estômago já está cheio, não deixando muito mais espaço para mais nada. Depois faça mais algumas inspirações para chegar aos 50 por cento e note a diferença... Repare novamente na cor e no brilho do balão.
5. A partir daqui, é você que decide quanto mais precisa de encher esse balão para se sentir saciada. Quando sentir que está com o volume correto, o balão fecha-se por si!
6. Ao longo do dia, à medida que se vai lembrando deste balão, repare se ele está bem regulado ou se precisa de algum acerto... Se tem de diminuir um pouco o volume de ar, se precisa de um pouco mais ou se está bem regulado...
Veja na página seguinte: Exercício para vencer o alimento irresistível
Exercício para vencer o alimento irresistível
Para fazer este exercício, vai precisar de usar a sua imaginação para visualizar o ambiente de trabalho do seu computador:
1. Imagine a imagem do ambiente de trabalho do seu computador. Visualize aí aquele alimento ao qual não resiste. Pode ser chocolate, batatas fritas, queijo, bolos de pastelaria… Cada pessoa tem o seu alimento irresistível!
2. Traga até si, neste momento, aquele sentimento que experimenta antes de comer esse alimento, aquela vontade irresistível.
3. Você sabe que não faz sentido comer esse alimento sempre que sente essa vontade, pois não se trata de fome, mas de compulsão.
4. Lembre-se agora que é você que controla, que decide o que é melhor para si e não um impulso compulsivo.
5. Pegue no alimento que está no seu ambiente de trabalho com o rato e coloque-o na reciclagem do seu computador.
6. Esvazie a reciclagem e repare como resistiu à sua tentação alimentar. Repita o processo cinco vezes.
O exercício a recorrer em caso de emergência
Execute este exercício sempre que estiver prestes a cair em tentação e a regressar aos seus hábitos alimentares antigos. Estes são os passos a seguir:
1. Clarifique a emoção que está a sentir neste momento.
2. Onde é que o seu corpo sente essa emoção? Esta é a pergunta em que se deve concentrar nesta fase.
3. Há locais, alturas ou pessoas associadas a essa emoção? Avalie!
4. Qual é a mensagem associada a essa emoção? Se não sabe, feche os olhos e deixe que o seu inconsciente dê um palpite em relação a isso.
5. Verifique se é preciso fazer alguma coisa para mudar esse sentimento e prometa a si mesma que vai realizar as mudanças que forem necessárias, mesmo que neste momento não saiba quais são.
6. Mude agora a sua forma de sentir. Mude o seu estado físico. Se está sentado, levante-se. Se está em casa, vá dar uma caminhada. Independentemente daquela que for a sua escolha, respire fundo e relaxe os músculos.
Texto: Vanda Oliveira com Miguel Cocco (hipnoterapeuta)
Comentários