Ricas em betacarotenos, fibra, potássio e vitamina A, as nêsperas são ideais para ajudar a  recuperar a linha, cuidar do coração e evitar os danos dos radicais livres. Com origem na China e no Japão, este fruto, muito apreciado por muitos portugueses e consumido em muitas regiões do país, é essencialmente produzido no sul da Península Ibérica, sendo muito comum no Algarve. 100 gramas contêm apenas 45 calorias.

O sabor das nêsperas, que nem todos no entanto apreciam, é uma mistura de pêssego com maçã. É uma fruta muito  sensível que deve ser comida logo depois de apanhada e, principalmente, fresca, para aproveitar todos os seus nutrientes. É extremamente hidratante (quase 75% da sua composição é água) e rica em potássio, que ajuda a desintoxicar e purificar o organismo e a eliminar líquidos.

As nêsperas têm imensa fibra anticolesterol e são igualmente benéficas para prevenir e até combater a obstipação e a prisão de ventre. Para esse efeito, deve comer uma ou duas nêsperas de manhã em jejum. Não é especialmente dotada de vitamina C mas é rica em antioxidantes (mais de 800 ug) que se transformam em vitamina A no organismo e em vitamina A direta que faz maravilhas aos olhos, ao cabelo e à pele.

7 propriedades nutricionais que as nêsperas têm

1. Este fruto exerce ações adstringentes, reguladoras e tonificantes sobre as mucosas intestinais.

2. A nêspera tem um efeito diurético e é ótima para controlar a prisão de ventre, graças ao seu conteúdo de fibra e mucílagos.

3. No caso de enterite, uma inflamação do intestino delgado, a ingestão de nêsperas exerce uma ação anti-inflamatória, sendo ainda adequada a estômagos sensíveis.

4. O consumo regular de nêsperas é recomendado em todo o tipo de planos alimentares por estas serem ricas em cálcio e fósforo.

5. Este fruto é útil em dietas de emagrecimento por ter uma ação diurética, graças à prevalência de potássio e pobreza em sódio.

6. É aconselhada em planos alimentares para doentes com problemas cardiovasculares devido ao seu teor de pectina (tipo de fibra) que reduz o colesterol.

7. As nêsperas são uma fruta recomendada a pessoas com problemas circulatórios.

Texto: Ana Catarina Alberto

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.