O kuk sool won é uma arte marcial sul-coreana que abarca o estudo sistemático de artes marciais tradicionais coreanas como o sah doh mu sool (artes marciais tribais), o bool kyo musool (artes marciais budistas) e o koong joong mu sool (artes marciais da corte real).

Através da sua metodologia tradicional e filosofia de ensino, procura transmitir aos alunos técnicas de optimização das capacidades físicas, nomeadamente em termos de flexibilidade, de desempenho cardiovascular e de desenvolvimento e tonificação muscular.

Além disso, promove ainda o fortalecimento de ligamentos e tendões, aumenta a flexibilidade articular e contribui para o fortalecimento ósseo. Esta modalidade cobre uma extensa variedade de técnicas de artes marciais, incorporando técnicas de agilidade e protecção corporal, nomeadamente, pontapés, punhos, projecções, manipulação de articulações e submissão, acrobacias para defesa e ataque, técnicas e manipulação de armas tais como espada, (chambo), bastão curto e largo, lança, corda , leque, arco e flecha, entre outras.

O kuk sool won não se baseia apenas em métodos de ataque e defesa. Inclui também o estudo de técnicas de controlo de respiração, de concentração, de meditação e de desenvolvimento do poder interno (ki ou chi), assim como de métodos marciais tradicionais de cura, como a acupressão, acupunctura, sistemas internos de energia e medicina botânica.

A ocidentalização do kuk sool won começou pelos Estados Unidos da América, onde foi introduzido pelo mestre In Hyuk Suh em 1974. Atualmente ensina-se em mais de 30 países com 1,5 milhões de praticantes. Chegou a Portugal em outubro de 2012 pelas mãos de Vítor Duarte, cinturão negro de kuk sool won, através da abertura de uma escola em Matosinhos.

Em entrevista à Prevenir, Pedro Sousa, médico fisiatra, praticante de kuk sool won desde 2010 e cinto azul da modalidade, explica os benefícios desta atividade desportiva oriental para a saúde.

Fala ainda das contraindicações desta terapia desportiva para saúde e menciona os cuidados a ter antes de experimentar esta arte marcial oriental.

Quais os benefícios desta modalidade para a saúde?

O kuk sool won beneficia a saúde dos seus praticantes a vários níveis. 

Em primeiro lugar, salientam-se os reconhecidos benefícios do exercício físico na prevenção das doenças cardiovasculares, a principal epidemia, digamos assim, deste século. O combate da obesidade, melhoria do perfil lipídico e prevenção da hipertensão e diabetes contam-se entre alguns dos factores de risco cardiovascular que podem ser minorados.
Por outro lado, a melhoria da capacidade aeróbica, força muscular e flexibilidade são importantes aspectos a ter em conta para o bem estar geral do indivíduo e são efeitos inequívocos da prática de kuk sool won.

Por último, e não menos relevantes, são os benefícios psicossociais da prática de uma arte marcial que inclui não só o exercício físico mas também um sistema de valores próprio assentes no respeito, cordialidade e companheirismo. Estes benefícios têm expressão na capacidade de concentração, disciplina e concretização de objectivos.

O kuk sool won é adequado e recomendado para toda a gente e todas as faixas etárias ou existem restrições, nomeadamente no que se refere a crianças e adolescentes, grávidas e/ou idosos?

Dado o esforço físico inerente à pratica de kuk sool won, esta poderá estar contraindicada em  várias patologias nomeadamente do foro cardiovascular, respiratório, neuromuscular e ortopédico. Assim, e tal como acontece com qualquer modalidade desportiva, o consentimento do médico assistente é um requisito essencial. 

Existem cuidados particulares a ter antes, durante ou depois a prática desta modalidade para evitar lesões?

Os cuidados para evitar lesões são observados durante as aulas práticas de kuk sool won.

A metodologia de ensino contempla um período de aquecimento de duração e intensidade adequadas.

Em diferentes fases do treino são também realizados exercícios posturais e de alongamento e fortalecimento musculares, importantes para prevenir eventuais lesões osteo-articulares.

Veja a galeria de imagens de kuk sool won para ficar a conhecer (ainda) melhor esta modalidade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.