Uma explicação simples mas mais completa sobre as gorduras essenciais Omega-3 e respectivos efeitos na aprendizagem, memória e inteligência...

Há gorduras boas, que infelizmente comemos pouco – peixe, linhaça, nozes, azeite, etc. – , e gorduras más, que infelizmente comemos demais – fritos, óleo de milho e girassol, carne, queijos, fast food, bolachas, biscoitos e bolinhos secos industriais, etc., etc.
Quais São as Gorduras Boas que Devemos Comer Todos os Dias em Quantidades Moderadas?

As gorduras mais benéficas são aquelas ricas em ácidos gordos essenciais Omega-3. São essenciais porque o nosso corpo não as fabrica, por isso é preciso obtermo-las através da alimentação. Como nem todos os ácidos gordos Omega-3 são igualmente benéficos, há que comer uma variedade de fontes, tal como o peixe gordo, as sementes de linhaça (moídas), as nozes, o azeite, etc.

A American Heart Association recomenda duas a quatro doses de peixe gordo por semana para uma maior protecção cardiovascular. O peixe gordo tem dois tipos de Omega-3, o EPA e o DHA. Alguns exemplos de pescado com 85 gramas (cozinhados):

Texto da autoria da Nutricionista Dra. Madalena van Zeller Muñoz
www.madalenamunoz.com

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