Ideal para quem diz que nunca tem tempo são as recomendações que se seguem, pois lembre-se que não é saudável passar mais do que 3, 4 horas sem comer, e o 3Fitness a pensar em si que está aí desse lado a trabalhar ou em lazer, mostra-lhe alguns snacks fáceis de preparar e comer...

Barras de Cereais

São barras compostas predominantemente por carbo hidratos de rápida absorção (glicose), estando prontamente disponível para elevar a glicémia logo após a ingestão. Caracterizam-se pelo alto teor de fibras, podendo ser utilizada por qualquer pessoa no intervalo das refeições, como em lanches. Em média, essas barras possuem 100kcal e 20g de carbo hidratos, substituindo bem um lanche como 1 fatia de pão integral com requeijão light.

Normalmente o lanche da manhã é pequeno e o da tarde um pouco maior, o que permitiria a ingestão de até duas barras para um indivíduo normal com actividade moderada. Há um número bem variado de barras de cereais, no sabor banana, coco, frutas, etc.

Bolachas Integrais

Melhor do que a bolacha água e sal tradicional as integrais apresentam um valor nutricional melhor, principalmente devido ao maior conteúdo de fibras que melhoram o funcionamento intestinal e aumentam a sensação de saciedade. Além disso, pode variar o acompanhamento das bolachas: ex.: requeijão, geleias, mel, queijo, etc. Pipocas

Uma porção de 90g tem: 114,0 Kcal e 2,0g de gordura. A pipoca de microondas é uma opção prática e rápida para escritórios. A opção light contém metade das calorias e da quantidade de gordura, por isso, prefira esta, mas mesmo assim o consumo deve ser esporádico e moderado. Para que o milho estoure é necessário adicionar óleo ou gordura (mesmo as embalagens fechadas de microondas contém gordura), por isso o consumo deve ser controlado.

Frutas Secas

São práticas, têm uma validade maior que as frutas frescas e são boas opções para manter o pique durante o trabalho. Além disso, elas fornecem mais energia do que as frutas frescas. Compre e deixe sempre em mãos, na gaveta, na pasta do trabalho ou na sua mala, mas cuidado com as calorias porque neste aspecto são rainhas.

Iogurte

Existe uma variação enorme de iogurtes nas prateleiras dos supermercados. Pode escolher os líquidos comprados em embalagens de 1 litro. 1 copo de 125 a 300ml pode ser uma boa solução para o fim de tarde. Os cereais com o iogurte são uma combinação de proteínas e carbo hidratos, importantes para manter os níveis de glicose sanguínea constantes e para a formação de tecidos, sistema imunológico e hormonas do nosso corpo. Um iogurte por dia pode melhorar a resposta imunológica do organismo contra doenças e vírus.

Sandes

Se o trabalho for até tarde e ainda tiver muito para pensar, vale a pena se organizar para trazer de casa ou pedir na padaria uma sandes simples, pode ser de queijo; peito de perú ou fiambre. Comparado a uma fruta a sandes oferece um maior número de calorias e seu recheio rico em proteínas activa o raciocínio. Existem sanduíches prontos nas lojas express que duram até 1 semana pois são embalados em atmosfera modificada, que impedem a proliferação de microorganismos.

Japonês

Sabemos há muito tempo que os orientais têm hábitos alimentares melhores que os nossos. A maioria das preparações (sushi, sashimi, missoshiro, tofu, etc) são pobres em calorias e gorduras, e ainda qualitativamente saudáveis pois o peixe trás boa qualidade protéica e é rico em fósforo, que ajuda nas funções cerebrais. Por isso são boas opções para um almoço atrasado ou até lanches. Quando pedir um japonês solicite também o gengibre cru, este possui uma propriedade excelente na manutenção e melhora do sistema imunológico.

Massa Instantânea

Também é muito prático e fácil de fazer. A massa pode ser uma boa opção para os dias em que o trabalho se estender até mais tarde, pois contém uma boa quantidade de carbo hidratos que servirão como fonte de energia para você manter o raciocínio e a capacidade de concentração.

Sopa - Água e Pronto

A praticidade é uma das características desta sopa, pois é só aquecer a água num recipiente e adicionar ao conteúdo da embalagem e já está pronto.

Sumos
Os sumos são opções fáceis e simples para o dia a dia. A ingestão de líquidos diariamente aumenta a quantidade de água que o nosso corpo precisa para manter saudável todas as funções fisiológicas. Beber água é difícil, mas a desidratação pode estar relacionada ao cansaço e mau desempenho no trabalho.

Texto de Marcelo Barros |

3fitness.com

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.