Por não estar em contacto direto com a água, a cozedura a vapor preserva melhor o sabor e a cor dos alimentos, para além de evitar a dissolução dos seus nutrientes, como algumas vitaminas e minerais, na água da cozedura.

Além disso, é um método livre de gordura, o que o torna saudável e muito rápido. No mercado, existem muitos utensílios próprios para cozer a vapor, fabricados em bambu, silicone ou aço inoxidável.

Mas mesmo que não tenha esse utensílio, pode pôr em prática esta técnica, fazendo-o com objetos que tem em casa, como por exemplo um cesto metálico com pequenas aberturas ou mesmo um passador. Basta colocar um ou outro nos contornos de um tacho com dois dedos de água a ferver e cobrir os alimentos com uma tampa.

Como fazer

Corte os alimentos em pedaços semelhantes para que a cozedura seja uniforme e coloque-os no cesto ou num passador. Coloque a panela ao lume com dois dedos de água. Pode juntar ervas aromáticas e especiarias à água para aromatizar os alimentos. Quando a água estiver a ferver coloque o cesto ou o passador e cubra os alimentos com uma tampa.

Não coza a vapor se quer que os produtos absorvam muita água, como é o caso do arroz ou a massa ou se pretende aproveitar o caldo para posteriormente usar num guisado, num risotto ou numa sopa.

Os alimentos ideais

- Todo o tipo de legumes cortados podem ser cozinhados a vapor, nomeadamente, couve-flor, cenoura, batata, beringela, ervilhas, abóbora, entre outros.

- Peixes cortados em filetes ou postas, tais como pescada, linguado, tamboril e cavala, também ficam muito saborosos preparados desta maneira. Os moluscos como as amêijoas, mexilhões e berbigões, entre outros, também podem ser cozinhados desta forma.

- Ovos. Pode cozê-los ou escalfá-los. Para escalfar, parta o ovo para uma tigela e coloque-a no cesto.

Texto: Daniela Santos

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.