A intolerância à lactose é a incapacidade de algumas pessoas digerirem a lactose que existe naturalmente no leite e nos seus derivados. Esta situação acontece quando o organismo não produz uma enzima chamada lactase, na quantidade suficiente para que a digestão aconteça normalmente. Nestas situações a lactose permanece no intestino acabando por provocar desconforto abdominal (sensação de barriga inchada, gazes, cólicas ou diarreias).
Alergia é algo diferente e está relacionado com o sistema imunitário e com a proteína do leite. Pouco comum nos adultos, é mais comum em bebés e crianças pequenas, pela delicadeza do seu intestino, ainda imaturo. Geralmente esta é uma situação transitória sendo que mais tarde as crianças podem beber leite sem problemas.
Falamos de situações distintas, que podem acontecer em fases distintas da vida e cujas manifestações são diferentes também. E se a alergia implica grandes mudanças na alimentação, o mesmo não acontece com a intolerância à lactose, que não impede o consumo de lácteos.
A ciência evolui e o leite evoluiu com ela – hoje é possível encontrar lácteos sem lactose, que são iguais em tudo, menos na lactose. Isto porque o leite sem lactose mantém todos os nutrientes que lhe conferem este estatuto de alimento de elevada riqueza nutricional, e de facto não tem lactose, facilitando a vida de quem é intolerante. Se não é intolerante, opte pelo seu leite de sempre.
Sugestão
Panquecas saudáveis com banana e agave
100 ml de leite magro sem lactose
- 3 colheres de sopa de farelo de aveia
- 3 colheres de sopa de farinha integral
- 1 colher de sobremesa de canela
- 1 ovo
- Banana cortada às rodelas
- Xarope de agave
Junte o leite aos restantes ingredientes numa taça e envolva muito bem, até obter uma mistura homogénea.
Coloque uma frigideira anti-aderente ao lume e deixe aquecer bem. Quando estiver quente, coloque uma porção de massa (1/2 concha de sopa) e deixe cozinhar durante alguns minutos. Saberá que começa a ficar cozinhada quando começar a fazer bolhinhas.
Com a ajuda de uma espátula vire com cuidado e deixe acabar de cozinhar. Depois é só retirar e servir com banana cortada às rodelas e xarope de agave qb.
As dicas são de Manuel Esteves, nutricionista apoiante da campanha “Quero Mais Leite” da FENALAC, iniciativa cofinanciada pela Uniao Europeia.
Comentários