Originário do Noroeste da China e do Tibete e usado pelos chineses há milhares de anos, faz parte dos cerca de 8000 ervas e alimentos constituintes da Medicina Tradicional Chinesa. 
O Goji é um fruto constituído por pequenas bagas vermelhas, que são desidratadas ao sol ou a temperaturas inferiores a 40ºC e consumidas nas formas seca e crua. As bagas de Goji pode ser adquiridas em supermercados e ervanárias. São encontradas em pacotes e a sua utilização mais habitual é através de preparados de pequeno-almoço com outras frutas secas ou frescas.
Propriedades
Excelente fonte de proteína completa, contem 18 aminoácidos diferentes, entre os quais oito essenciais ao nosso organismo, 21 minerais, onde se destacam o zinco, cobre, ferro, cálcio, fósforo e selénio. Tem vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E, e também polissacarídeos, que contribuem para a fortificação do sistema imunitário e anti-envelhecimento. 
Com propriedades antioxidantes e anti-cancerígenas, fortalece o organismo contra as doenças cardiovasculares e inflamatórias, problemas na visão, doenças do sistema neurológico e imunitário. Aumenta ainda os níveis de energia do corpo, auxilia no processo digestivo e na perda de peso. Apresenta aminoácidos que estimulam o funcionamento das células brancas até 300%, evitando o desenvolvimento de constipações, gripes ou resfriados. 
São indicados em tratamentos de algumas doenças, como o cancro, tuberculose, problemas cardíacos, deficiências imunes, hipertensão, colesterol, depressão, insónia e ansiedade. Ajuda também a aliviar as dores provocadas pela menstruação e na regulação dos níveis de insulina dos diabéticos. 
Como saborosos e ricos em nutrientes são aconselhados na preparação de refeições, como saladas de fruta, batidos e com cereais de pequeno-almoço. Podem ser misturados com outras frutas secas ou frescas e em chás.
Benefícios
- Protege o desenvolvimento de vários tipos de cancros; 
- Atrasa o envelhecimento do corpo e aumenta  a longevidade; 
- Promove a energia e o bem-estar; 
- Diminui a ansiedade e o stress; 
- Alivia a dor de cabeça e as tonturas; 
- Melhora a memória; 
- Combate inflamações e a artrite; 
- Auxilia na perda de peso; 
- Reduz os níveis de glicose no sangue; 
- Fortalece as funções do fígado e rins; 
- Aumenta a libido e o desempenho sexual.  
Por Sandrina Rodrigues
Consultoria: Silvana Correia, Terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa e Clínica Harmonia dos Sentidos de Cristina Candeias.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.