A época da magia está de volta. Tudo é mágico nesta época do ano e, encantados por ela, embarcamos em alguns excessos.
No final das festas, a balança, não perdoa: os quilinhos aumentam e os níveis de colesterol e de triglicéridos também...
Nesta época de iguarias, que duram para muitos um mês ou mais, seja prudente e contida, porque de facto mais tarde vai pagar “caro”.
Mas não precisa de ser completamente radical e fazer uma dieta rígida, abstendo-se completamente de usufruir das iguarias natalícias. Seja realista e razoável, tenha comportamentos comedidos.
Se é daquelas que não resiste às “tentações festivas”, tome algumas medidas, e siga os conselhos:
- Inicie a refeição com uma sopa e, quando se servir, opte por começar por uma salada ou por legumes cozidos.
- Use pratos mais pequenos, como os de sobremesa, e sirva-se pouco de cada vez.
- Não abuse do sal, use a imaginação e utilize ervas aromáticas.
- Beba água ou chá antes das refeições e seja moderado no consumo de bebidas alcóolicas (sim, porque elas também engordam).
- Resista aos doces e prefira consumi-los logo a após as refeições. Um truque consiste em servir-se de vários doces, sempre em pequenas doses. Assim prova de tudo e fica com a sensação de saciedade.
- Reduza a quantidade de açúcar das suas receitas, mesmo assim verá que ainda continuam doces. Nas receitas que contêm muitas gemas, substitua parte delas por maizena, farinha custarda ou por claras. O resultado irá surpreendê-la!
- Substitua as natas pelas suas congéneres “light” ou por iogurte natural magro ou queijo batido em creme magro.
- Não abuse dos fritos. Mas, quando tiver que escolher, prefira as gorduras vegetais, ricas em ácidos gordos polinsaturados;
- Sonhos, rabanadas e afins são muito ingeridos nesta época. Tente torná-los mais saudáveis e não os deixe fritar em demasia. Enxugue bem os alimentos antes de os fritar. Não utilize o óleo de fritura mais de cinco vezes e não o aqueça a temperaturas superiores a 170ºC. Após a fritura, escorra sempre bem os alimentos sobre papel absorvente.
Sem dúvida que a melhor prenda de Natal que pode dar a si e à sua família é uma alimentação saudável e equilibrada. É na moderação e na variedade que está o truque para se manter saudável e ter muitos e muitos Natais felizes! Seja moderada, use de bom senso! E já agora… Boas Festas!
Helena Cid - Nutricionista
Comentários