1. Não deixe de praticar atividade física diária

Não use o elevador se pode subir as escadas, não vá de transportes se pode ir a pé. O objetivo são 30 minutos de atividade física todos ou na maior parte dos dias. Mesmo no dia de Natal.

2. Elimine o excesso de sal da sua dieta

Demolhe bem o bacalhau, o sal é sempre um veneno para a tensão arterial. A hipertensão é um dos mais potentes fatores de risco do AVC.

Os múltiplos benefícios do chá explicados por um médico
Os múltiplos benefícios do chá explicados por um médico
Ver artigo

3. Cuidado com os fritos

Na confeção de fritos como as rabanadas, filhós, bolinhos de bacalhau e outros, conceba porções maiores para fritar! Quanto mais pequena a porção, mais óleo de fritura irá reter. Para fritar, prefira azeite ou, em alternativa, óleo de amendoim, pois este atinge uma temperatura mais elevada sem se deteriorar.

4. Mais vegetais

Aumente a quantidade de hortícolas no prato e reduza a quantidade de arroz, massa ou batata, como forma de tentar compensar um pouco a ingestão de doces. Ingira fruta fresca ao longo da quadra natalícia para fugir à tentação dos doces.

5. Diga não a mais açúcares

Evite os refrigerantes pelo seu elevado conteúdo em açúcar. Mesmo os sumos naturais devem ser restringidos a um baixo consumo.

6. Evite o álcool

As bebidas alcoólicas são para consumo moderado, com um máximo de consumo diário de dois copos de vinho para o homem e um para a mulher.

7. Use alternativas ao açúcar

Na confeção dos doces tradicionais, reduza a quantidade de açúcar da receita, bem como a de gemas de ovos. Nas receitas com leite, opte por leite magro. Use e abuse da canela.

Sente a barriga inchada? Saiba quanto demora a digerir estes 15 alimentos
Sente a barriga inchada? Saiba quanto demora a digerir estes 15 alimentos
Ver artigo

8. Reduza a manteiga

Nos assados, evite manteiga, natas ou outros cremes de gordura, preferindo azeite ou alguns produtos mais light. Pode servir os assados acompanhados por frutas tropicais, tornando-se saborosos, apelativos e mais ricos nutricionalmente.

9. Não coma as gorduras visíveis

No prato, retire com os talheres todas as gorduras visíveis da carne e do peixe e evite os molhos.

10. Aproveite as sobras de forma saudável

Com as sobras, use a sua criatividade para criar novos pratos, mas não volte a adicionar mais gordura ou sal na sua elaboração. E lembre-se que o Acidente Vascular Cerebral não escolhe dia nem hora. Mais vale um natal cheio de vida, do que menos uma vida neste Natal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.