Ano após ano, tem lugar obrigatório no top das mais elegantes do país. Mas quem a conhece sabe que seria injusto resumir o título à forma como se veste.

A elegância de Raquel Prates, apresentadora de televisão e galerista, uma das mulheres mais bem vestidas do país, estende-se à delicadeza dos gestos, à sua beleza única e à agenda intensa mas atenta ao equilíbrio entre o corpo e a mente.

Neste encontro exclusivo, ela revela-nos o seu lado mais natural, saudável. E muito inspirador! «Recorro a esta dieta, que me foi recomendada pela nutricionista Cátia Costa, da clínica DermAge, após fases de pouca disciplina ou festas. Dura apenas três dias e renova a energia com um efeito desintoxicante, sendo muito fácil de adaptar», revela a apresentadora e galerista, que é casada com o pintor João Murillo.

Esta é a dieta detox que a apresentadora tem por hábito seguir:

Em jejum

1 copo de água com gotas de limão

Pequeno-almoço

1 sumo detox de abacaxi ou maçã, com hortelã e gengibre + 1 colher de chá de sementes de linhaça ou sementes de chia (trituradas) + 6 a 8 amêndoas (sem sal)

Meio da manhã

1 gelatina sem açúcar + 1 a 2 chávenas de chá verde ou rooibos ou cavalinha + 4 nozes inteiras ou amêndoas

Almoço

Sopa de legumes (sem batata, pouca cenoura e pouca abóbora) + peixe (gordo ou magro) ou carne magra (peru ou frango) com legumes (grelhados, cozidos ou salteados) sempre cozinhados/temperados com azeite virgem

Meio da tarde

1° lanche: 1 fruta + 1 punhado de pevides de abóbora (sem sal) + 1 chá 2º lanche: 1 gelatina sem açúcar

Jantar

No 1º dia, apenas sopa; no 2º dia, sopa + prato de vegetais; no 3º dia, sopa + 1 ovo cozido ou escalfado, com ou sem vegetais a acompanhar

O dia a dia de Raquel Prates

8h00: Levanto-me para preparar o pequeno-almoço. Ainda em jejum tomo uma cápsula antienvelhecimento Revidox. Utilizo o Desmaquilhante Revolution, para uma limpeza profunda da pele. Aplico o Tónico DermAge para acordar a pele e apagar as rugas mais fininhas. Segue-se um sérum lifting antes do creme de dia DermAge Regenerador Anti-rugas.

8h20: Dedico este tempo só a mim. Usufruo do silêncio que a manhã proporciona. Costumo sempre beber chá verde ou uma infusão que acompanho com tostas ou pão integral.

9h00: Tomo café num jardim perto de casa e aproveito para passear a minha cadela. Ao fim de semana, os passeios são mais longos. Um momento em que celebramos o tempo com o respeito que ele nos merece.

9h45: Chego ao escritório da Galeria Artelection.com. Fica perto de casa e, na grande maioria das vezes, aproveito para andar a pé.

10h00: Reúno a equipa para planificar, organizar e definir prioridades.

11h30: Faço o meu primeiro lanche do dia. Como um iogurte magro, fruta ou cenouras. Se me alimentar várias vezes ao dia, nunca tenho fome e sinto-me com mais energia e melhor disposição.

14h00: Almoço quase sempre no mesmo local. Servem peixe fresco grelhado no carvão e saladas excelentes. Tenho o privilégio de ter como companhia a minha mãe, irmão, tio ou pai, trabalhamos praticamente juntos.

15h00: Estou de volta ao escritório para reuniões ou para receber clientes. Por vezes, vou visitar ateliers e acompanhar o trabalho dos artistas que trabalham exclusivamente para a nossa estrutura Artelection e Galeria de São Bento.

18h00: Faço o meu segundo lanche do dia. Como uma barra de cereais.

20h00: Se não houver nada de urgente é, normalmente, a hora de fecho das galerias de arte.

21h30: Hora de jantar e de usufruir da companhia do meu marido. Quando estamos sós, basta uma sopa ou fruta com queijo. Também é o momento de um ou dois quadrados de chocolate negro que eu adoro!

23h00: Vou para o computador preparar o material a inserir no UP Blog.

24h00: Passeio a nossa cadela e preparo um chá com mel e bolachas integrais de frutos secos. Desmaquilho-me, aplico um tónico, um sérum lifting e o creme de noite DermAge.

1h30: Hora de ir para a cama. Por norma, deito-me tarde!

Tratamentos anti-idade

A dieta alimentar que a apresentadora segue está, no entanto, longe de ser o seu único segredo. «Uma vez por mês, faço um tratamento (Whitening) para tirar e prevenir as manchas cutâneas, na Clínica DermAge», conta.

Todos os anos, e numa perspetiva de luta contra o envelhecimento induzido pelo verão, Raquel Prates faz o tratamento Mesoglow, na face e decote, que envolve a utilização de um complexo vitamínico DermAge para a neoformação de fibras de colagénio e elastina.«É um tratamento feito de 15 em 15 dias, durante um mês e, posteriormente, de dois em dois meses», revela a ex-modelo.

3 cuidados de saúde indispensáveis

Os exames de diagnóstico que Raquel Prates recomenda:

- Check-up aos sinais

O excesso de radiação solar provoca queimaduras, envelhecimento e cancro de pele. «Antes do Verão, faço esse check-up para não estimular os sinais, não aumentar o pigmento e detetar precocemente qualquer modificação das manchas pigmentadas», refere.

- Autoexame da mama

A apresentadora não descura a sua saúde e fa-lo regularmente para verificar que não existem nódulos suspeitos.

- Check-up geral com avaliação médica

«Faço-o na Clínica DermAge para despistar precocemente qualquer problema de saúde», revela a apresentadora.

Bilhete de identidade

Foi apresentadora de programas televisivos como «Portugal Radical» e «Instinto Moda» e
diretora-adjunta da revista Luxos Time. É diretora e coordenadora da Galeria de São Bento e da Galeria Artelection.com, assumindo ainda a direção de Arte da Bienal Internacional de Artes Plásticas e Design Industrial. Eleita recentemente pela revista Vogue uma das 10 mulheres mais elegantes de Portugal, é embaixadora da Clínica DermAge.

Texto: Nazaré Tocha com Pedro de Castro Agoas (fotógrafo)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.