Na realidade, fazer dieta e adquirir hábitos alimentares saudáveis que impedem a formação dos inestéticos pneuzinhos é mais fácil do que parece.

Não necessita de matar-se no ginásio nem de comer cenouras a toda hora.

Tem apenas de fazer algum desporto e seguir regras alimentares saudáveis.

Se seguir os nossos conselhos a sua saúde melhorará e a sua linha também.

1. Pequeno-almoço com leite + fruta + hidratos + proteínas

É a refeição mais importante do dia. Não o tomar é um grande erro e apenas fará com que petisque demasiado e o seu metabolismo reserve gorduras. Deve ser muito completo: sumo natural ou fruta, lacticínios, hidratos de carbono como o pão ou cereais, e proteínas, como queijo ou fiambre de peru.

2. Coma de tudo mas com moderação

Coma quatro a cinco vezes por semana, ao almoço, carne magra (peru, coelho e frango). Ingira peixe azul três vezes por semana. Quanto à fruta, coma duas a três peças por dia, enquanto os legumes devem ser ingeridos uma a duas vezes por dia. Aposte nas leguminosas uma a duas vezes por semana, são ricas em fibra.

3. Mesmo que não esteja a fazer dieta, evite alguns alimentos

O excesso de comidas preparadas, snacks e bolos industriais é nefasto para a sua saúde. Não abuse dos refrigerantes nem de fast food, não coma fritos e panados. Opte por cozinhar os alimentos na grelha, no forno ou no wok.

4. Escolha sobremesas saúdáveis

Sorvete de fruta, salada de fruta, cremes de iogurte e sumos naturais. Ao jantar prefira uma infusão que ajuda a depurar-se e a fazer a digestão.

5. Faça lanches

A fruta ou um sumo de fruta natural é uma excelente escolha a meio da manhã ou da tarde. Não petisque snacks ou bolachas.

6. Hidrate o seu corpo

É importante que beba entre 1,5 L ou 2 L de líquidos, se possível de água. Embora o consumo de vinho tinto seja aconselhado, beba apenas um copo durante as refeições até quatro vezes por semana.

7. Especiarias, melhor que o sal

Utilize-as nas saladas juntamente com uma colher de azeite.

8. Exercício, sim por favor

Inscreva-se num ginásio perto de casa ou do trabalho ou, se tem um parque nas redondezas, corra. O difícil são só os primeiros dias, depois o desporto torna-se viciante.

9. Coma pão, dá energia

Coma pão apenas ao pequeno-almoço e ao almoço mas não o elimine de todo. Muitos estudos deitaram por terra o mito de que o pão engorda. No entanto, não deixa de ser um hidrato, assim, se abusar, acumulará calorias.

10. Kiwi e água em jejum

Coma um kiwi assim que se levantar, dar-lhe-á vitamina C e fibra. Acompanhe-o com um copo de água morna para prevenir a prisão de ventre e se lhe juntar cereais integrais vai regular o seu trânsito intestinal em poucos dias.

 Três chaves essenciais

1. Coma sentado. Quando come de pé, come mais.

2. Mastigue devagar e conscientemente. Mastigar 20 vezes cada alimento é o ideal. Mastigar bem ajuda a digerir melhor os alimentos.

3. Observe, cheire e prepare com mimo. Desfrutar da preparação de uma refeição é prazer e costuma-se até a comer menos depois de cozinhar.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.