Existem ingredientes ricos em vitaminas e minerais que, aliados a um regime alimentar rico em frutas e vegetais e pobre em açúcar, previnem e combatem as doenças cardiovasculares. Estes são imprescindíveis!
Todos os dias, precisamos de ingerir cerca de um grama de proteína por quilo de peso corporal. Saiba qual é a quantidade que muitos dos alimentos que consome fornecem.
Uma alimentação saudável, conjugada com a prática regular de exercício físico, é o melhor caminho para controlar o peso e manter o corpo saudável e livre das gorduras indesejadas. Mas por vezes é necessário uma ajuda extra.
Além dos produtos típicos de cada época, existem outros alimentos, intemporais, que deve ter sempre na sua despensa, para fazer uma alimentação saudável e por questões de saúde. Saiba já quais são.
A gordura que fornecem provoca saciedade, o que faz com que acabemos por comer menos. Teresa Branco, fisiologista na gestão do peso e diretora do Instituto Prof. Teresa Branco, ensina a escolher boas fontes, preferindo sempre as mais saudáveis.
Alegam ter propriedades preventivas e curativas de determinadas doenças mas será totalmente verdade? Teresa Branco, fisiologista na gestão do peso, responde a esta e outras perguntas.
Com a ajuda da dietista Patrícia Segadães, sugerimos-lhe 10 trocas surpreendentes para fazer na confeção de pratos e sobremesas que permitem reduzir as calorias e manter o mesmo sabor.
A primeira refeição do dia deve conter fibra, hidratos de carbono complexos, proteína magra, vitaminas e minerais, especialmente se estiver a tentar perder peso. Para isso, tenha em atenção o que não pode faltar no seu prato.
O número de portugueses que os consome não para de aumentar. Desvende os segredos dos comprimidos, das cápsulas e das saquetas que ajudam a perder peso.
É verdade que o açúcar se encontra escondido em muitos alimentos que consumimos, especialmente quando se tratam de alimentos processados. Mas tem realmente noção da quantidade?
Existem frutas e vegetais que ajudam a prevenir o problema, que afeta cerca de 42% dos portugueses adultos. A soja e os laticínios magros também podem fazer reduzir a tensão arterial.
A malnutrição e a perda ponderal excessiva são comuns nos doentes oncológicos e resultam de processos multifatoriais, podendo provocar uma diminuição da resposta aos tratamentos e um aumento da mortalidade. A nutricionista Ana Rita Lopes, do Hospital Lusíadas Lisboa, explica-nos todos os cuidados a
“Superalimento” é de certeza uma palavra que já ouviu inúmeras vezes. Este é um termo não oficial e algo controverso, gerando opiniões divergentes na comunidade científica.
Algumas das iguarias que, à partida, não parecem ser saudáveis têm, afinal, benefícios comprovados para a saúde, desde que ingeridas com conta, peso e medida. Saiba quais.
Sabia que a maioria dos casos de intoxicação alimentar é causada pelo manuseamento e/ou por uma preparação incorreta dos alimentos? Veja tudo o que precisa de saber para fazer uma alimentação segura.
É uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo e Portugal não é exceção. Tem fama de fazer mal e até faz, se for consumido em demasia, mas, ingerido com moderação, pode ter muitas vantagens.
Os portugueses segmentam cada vez mais os seus períodos de descanso para poder viajar mais e fazer umas escapadas. Saiba por que não deve tentar emagrecer nessas alturas.