Um estudo publicado no jornal da American Heart Association, nos EUA, concluiu que trocar o consumo de hidratos de carbono refinados pela ingestão de produtos à base de soja e laticínios magros pode ajudar a baixar a tensão arterial. A investigação contou com a participação de 350 pessoas hipertensas que não estavam a ser medicadas. Os participantes ingeriram, durante dois meses, suplementos à base de proteínas de soja, de proteínas de leite ou de hidratos de carbono refinados.

Se este último grupo não revelou qualquer efeito ao nível da pressão arterial, os participantes que tomaram os restantes suplementos tiveram uma diminuição ligeira da tensão arterial sistólica. Os especialistas recomendam que não se ponham de parte os hidratos de carbono, preferindo as  versões integrais, mais saudáveis para o organismo. Para reduzir a tensão arterial e prevenir a hipertensão arterial, estes são cinco alimentos que deve ingerir regularmente:

1. Alcachofra

Três ensaios clínicos levados a cabo em 2009 e divulgados pela revista Cochrane elogiaram os poderes da alcachofra na redução da taxa de colesterol no sangue. Uma das melhores maneiras de as ingerir é cozidas a vapor regadas com um fio de azeite.

2. Banana

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine verificou que incorporar regularmente esta fruta reduz o risco de mortalidade por hipertensão em cerca de 40%. Em 1997, um estudo da Universidade John Hopkins recomendou mesmo a ingestão de um mínimo de cinco bananas por dia.

3. Beterraba

Um estudo britânico, publicado em 2008 na revista Hypertension, defende que beber meio litro de sumo de beterraba por dia melhora consideravelmente o funcionamento cardíaco.

4. Cacau

O cacau puro não faz apenas bem ao coração. Também tem benefícios para o cérebro e para o fígado. A garantia é dada por um grupo de investigadores do Hispital Universitário de Colónia, na Alemanha, que enaltecem o seu teor de flavonoides. Em pó, pode ser usado para batidos e smoothies.

5. Alho

São muitas as pesquisas internacionais que apontam as vantagens nutricionais deste alimento, que ajuda a reduzir os níveis de pressão sanguínea. Muitos investigadores recomendam mesmo o consumo de suplementos de alho em pó.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.