Se não sabe, pode ficar a saber. É pelo menos esse o objetivo do projeto fotográfico espanhol SinAzucar.org, um projeto que mostra visualmente e quantitativamente a quantidade de açúcar que ingerimos quando bebemos uma Coca-Cola ou quando comemos uma gelatina.

O responsável pelo projeto é Antonio Rodríguez Estrada, um fotógrafo entusiasta da alimentação saudável e um apaixonado por Cross Fit. No site do SinAzucar.org, Estrada explica que o que se pretende é “visualizar o açúcar escondido em muitos alimentos processados que consumimos habitualmente”, e a ideia passa por “fotografar o produto junto da quantidade de açúcar, usando a mesma linguagem visual usado pela indústria para vender os seus produtos”.

O fotógrafo foi ainda mais longe numa entrevista ao El País: "A indústria alimentar apresenta os seus produtos de forma brilhante para seduzir o consumidor", e desta forma "se quisermos lutar contra este marketing, devemos estar ao mesmo nível que eles e usar as suas próprias armas para criar imagens atraentes que comuniquem de forma eficaz".

Para mostrar do que fala, Antonio Rodríguez Estrada publicou na sua conta de Instagram um making of de uma das sessões fotográficas.

“O SinAzúcar.org pretende visualizar o açúcar oculto nesses alimentos processados de uma forma simples e gráfica para que possam ser facilmente compartilhados por meio das redes sociais. É meu grãozinho de areia para melhorar os hábitos de consumo”, conclui.

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