
O Havai pode muito bem torna-se no primeiro estado norte-americano a proibir o consumo de tabaco.
O deputado e médico Richard Creagan defendeu numa entrevista ao Hawaii Tribune-Herald que "o Estado tem por obrigação defender a saúde pública" e que, por isso, se optar por não banir o vício "estará a matar pessoas".
Atualmente, é preciso ter 21 anos para comprar tabaco em qualquer loja do Havai. A proposta do deputado quer que a partir do próximo ano esse limite mínimo seja de 30 anos, 40 em 2021, 60 em 2023 e 100 em 2024.
Uma contradição apontada por Creagan
A proposta já foi entregue no parlamento de Honolulu.
Richard Creagan diz que é uma contradição impedir a venda de alguns medicamentos sem receita médica e depois permitir a venda quase livre de algo que é muito prejudicial.
O arquipélago no Pacífico já tem uma das legislações mais duras do país contra o tabaco. Em algumas praias, por exemplo, é totalmente proibido fumar.
Os impostos arrecadados com o tabaco garantem cerca de cem milhões de dólares por ano ao estado do Havai, escreve a CNN.
A proposta democrata é também uma forma de diminuir progressivamente a dependência do estado face aos impostos do tabaco, defende o deputado.
Comentários