A Comissão Europeia entrou com uma ação judicial contra a Alemanha devido à inércia do país em tomar medidas para evitar a contaminação de lençóis freáticos com nitratos, decorrente, principalmente, do uso de fertilizantes na agricultura, escreve a radiotelevisão alemã Deutsche Welle.

A notícia foi entretanto confirmada pelo Tribunal de Justiça Europeu. A queixa foi apresentada no final de outubro, após a Alemanha ter sido alertada diversas vezes. O país não cumpriu um acordo de 1991, criado para regular a quantidade de nitrato em lençóis freáticos.

Os países do bloco tinham até 2012 para implementar o acordo, mas em algumas regiões da Alemanha a concentração de nitrato chegou a aumentar nos últimos quatro anos.

O Ministério do Meio Ambiente alemão já fez saber que vai reunir nos próximos dias com o Governo para discutir uma estratégia sobre a ação judicial. O país tem até o final de dezembro para apresentar a sua defesa ao tribunal europeu a defesa.

O nitrato costuma ser utilizado em fertilizantes, mas em altas dosagens pode ser tóxico tanto para plantas como para animais. Estudos apontam que a substância é potencialmente cancerígena.

Também a França, em 2014, foi condenada pelo incumprimento do mesmo trabalho.

Veja ainda: 17 sintomas de cancro que os portugueses ignoram

Leia também10 coisas do dia a dia que causam cancro

Saiba mais: Glifosato, mais do que um herbicida, será um perigo para a saúde?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.