Especialmente no domingo a previsão é de aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial no interior a partir da tarde. Escapam a esta previsão os distritos de Lisboa, Portalegre, Castelo Branco e o sul do país. As temperaturas máximas vão descer entre 3 a 5 graus também no domingo, segundo o IPMA.

No sábado, tudo indica que vai estar céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões Centro e Sul com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos. O vento será fraco, soprando moderado (20 a 35 km/h) de noroeste no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde. Há ainda previsão de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Centro.

Ainda de acordo com o IPMA, em risco extremo estão hoje as regiões de Beja, Évora, Guarda, Penhas Douradas, Portalegre, Santarém e Setúbal. Para estas regiões com risco ‘extremo’, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol.

As regiões de Aveiro, Braga, Castelo Branco, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Viseu, Bragança, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Sines, Vila Real, Funchal e Porto Santo (Madeira), Ponta Delgada (ilha de São Miguel, Açores), Angra do Heroísmo (Terceira) e Horta (Faial) estão com níveis muito elevados. Santa Cruz das Flores (lha das Flores, Açores) apresenta hoje risco moderado de exposição à radiação UV.

O IPMA prevê para hoje céu geralmente limpo, apresentando-se temporariamente nublado no litoral das regiões Norte e Centro até ao início da manhã e vento fraco, soprando moderado de noroeste no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde. A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do Norte e Centro, em especial no litoral, pequena descida da temperatura mínima, em especial nas regiões Norte e Centro e pequena subida da na região Sul.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 29 graus Celsius, no Porto entre 14 e 23, em Vila Real entre 13 e 28, em Viseu entre 12 e 27, em Bragança entre 14 e 30, na Guarda entre 12 e 27, em Coimbra entre 14 e 27, em Castelo Branco entre 15 e 34, em Santarém entre 15 e 31, em Leiria entre 15 e 25, em Portalegre entre 15 e 32, em Évora entre 14 e 35, em Beja entre 15 e 35 e em Faro entre 19 e 32.

Veja ainda: 10 truques inteligentes para lidar com o calor (sem ar condicionado)