De acordo com o IPMA, os restantes distritos de Portugal Continental estão em risco muito elevado, assim como as ilhas de S. Miguel, Terceira e Flores, noa Açores, e a ilha de Porto Santo, na região autónoma da Madeira.

Segundo o instituto, nas regiões com risco extremo a população deve evitar a exposição ao sol.

Nas regiões com níveis muito elevado recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Quanto ao estado do tempo, em Portugal continental o IPMA prevê uma pequena subida da temperatura nas regiões do interior Norte e Centro e uma descida da temperatura máxima nas regiões do litoral Norte.

Leia também: 10 alimentos que o protegem do sol

Saiba ainda: 15 alimentos que o mantêm hidratado

O tempo permanecerá quente, com com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade e com neblina ou nevoeiro na faixa costeira da região Centro até final da manhã. O vento será fraco (inferior a 15 km/h), soprando temporariamente moderado (15 a 25 km/h) de noroeste no litoral oeste durante a tarde e de leste na Costa Sul do Algarve até meio da tarde.

As temperaturas deverão chegar aos 40.º em Évora e Santarém, que serão os distritos mais quentes do continente, aos 39.º em Castelo Branco e Beja, aos 38.º em Braga e Portalegre, aos 37.º em Viseu e aos 36.º em Bragança e Lisboa.

Coimbra deverá chegar aos 35.º, Faro aos 33.º e o Porto não deverá ultrapassar os 27.º.

Na Madeira o céu vai estar geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao final da manhã nas vertentes norte e ilha de Porto Santo. A temperatura máxima prevista para o Funchal é de 26.º.

Aviso amarelo nos Açores devido à chuva

O IPMA emitiu um "aviso amarelo" para as cinco ilhas do grupo central do arquipélago dos Açores devido à chuva forte prevista este domingo.

Segundo o IPMA, entre as 06h00 e as 18h00 (mais uma hora em Lisboa) deste domingo está prevista a ocorrência de "aguaceiros que poderão ser localmente fortes" nas ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e refere-se a uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.