
Os dados divulgados pelo supervisor provincial de luta contra a tuberculose no Bié, Isaías Lemos, indicam que 43 pessoas morreram da doença entre janeiro e março, o que representa um aumento de 22 casos comparativamente ao mesmo período de 2014.
Segundo o técnico de saúde, o número de casos também aumentou relativamente ao ano anterior, tendo sido notificados este ano 502 casos, mais 16 do que em 2014.
Os números registados constituem preocupação para as autoridades sanitárias da província, que para o controlo da enfermidade têm realizado palestras de sensibilização, com o apoio das autoridades tradicionais e igrejas, disse Isaías Lemos, em declarações à agência angolana Angop.
De acordo com o responsável sanitário, o abandono do tratamento "por razões desconhecidas" é outra preocupação, salientando que 91 pacientes se encontram nessa condição e 255 receberam alta por apresentar melhorias.
Em 2013, a tuberculose afetou em Angola 60.807 pessoas, um aumento de 11 por cento do número de casos da doença comparativamente a 2012, tendo deste número 2,3 por cento acabado por morrer.
No ano passado, o coordenador do programa de luta contra a enfermidade, Celestino Teixeira, considerou a tuberculose um problema prioritário de saúde pública.
Comentários