Segundo a fonte, "os doentes referenciados por esta patologia vão ser admitidos, avaliados, orientados e propostos para tratamento cirúrgico da obesidade". Num comunicado enviado à Lusa, assinala-se que a consulta "envolve a avaliação, por quatro quatro especialidades, nomeadamente psiquiatria, nutrição, endocrinologia e cirurgia geral, contando também com o apoio de gastroenterologia e imagiologia.
O CHTS acrescenta que se aguarda por parte da tutela a atribuição das credenciais para Centro de Tratamento Cirúrgico da Obesidade.
Assinala-se, a propósito, que será celebrado um protocolo de colaboração na área do tratamento cirúrgico da obesidade com o Centro Hospitalar e Universitário de São João, no Porto, indicado no comunicado como um "um dos reconhecidos centros cirúrgicos nacionais para tratamento desta patologia".
O protocolo, lê-se na informação, visa "assegurar o desenvolvimento da capacidade dos profissionais do CHTS para assegurar o funcionamento gradualmente autónomo de uma Unidade de Tratamento Cirúrgico da Obesidade e Doenças Metabólicas".
Pretende-se, ainda, "promover a melhoria da qualidade e diferenciação dos serviços prestados aos doentes abrangidos e assegurar resposta às necessidades dos utentes, no que respeita ao acompanhamento desta valência".
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa compreende os hospitais de Penafiel e Amarante, servindo cerca de 550 mil habitantes, de 12 municípios.
Comentários