Os ursos de peluche podem ser tão perigosos como Adolf Hitler, Muammar Kadhafi e Kim Jong-un. Essa é a mensagem de uma campanha publicitária lançada pela Associação do Coração e do Pulmão da Noruega para prevenir a asma infantil.

De acordo com a organização, o número de crianças asmáticas neste país aumentou quatro vezes desde 1970. Cerca de 20% das crianças escandinavas sofrem desta patologia.

É aqui que entra Hitler. "Queremos combater o problema nos quartos das crianças antes mesmo de se começarem a desenvolver", explica o criativo da campanha Bendik Romstad ao jornal The Local.

De acordo com a associação, os peluches são uns dos piores inimigos das crianças. Devido à facilidade de acumularem pó e outras sujidades, a Associação do Coração e do Pulmão da Noruega recomenda que estes brinquedos sejam lavados quatro vezes por ano a 60.º C ou banidos dos quartos das crianças.

Primeira geração livre de tabaco

Na campanha, faz-se referência também ao tabaco, cujo fumo aumenta o risco de infeções respiratórias. A propósito, a Associação de Médicos da Noruega propôs há uma semana proibir a venda de tabaco a todas as pessoas nascidas a partir de 2000 de maneira a criar a primeira geração livre de tabaco.

Esta, porém, não foi uma iniciativa tão bem publicitada como a campanha que conta com Adolf Hitler, Muammar Kadhafi e Kim Jong-un lançada no dia 11 de janeiro.

A ideia criou mal-estar no seio da comunidade judia. Um líder judeu norueguês, Ervin Kohn, perguntou em entrevista aos média locais se a associação não iria utilizar na campanha a imagem de Anders Breivik, o autor do maior atentado terrorista da história da Noruega.

"O uso de Hitler para chamar a atenção funciona, mas Hitler foi um assassino de massas. Pergunto se não vão usar também Anders Breivik para intimidar da mesma forma?", questionou.