A notícia é avançada pelo jornal Público.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) entregou ao Ministério da Saúde uma proposta para reduzir para metade (dos atuais oito gramas para quatro ou três) a quantidade de açúcar das embalagens individuais vendidas em restaurantes e cafés juntamente com o café.

A medida, que poderá ser adotada dentro de três meses, sugere ainda que seja obrigatório que estes pacotes sejam apenas disponibilizados aos clientes que o pedirem, com o intuito de evitar o desperdício que se estima em cerca de 40%.

De acordo com o mesmo jornal, esta proposta é a primeira de um lote de medidas que pretendem reduzir o consumo de açúcar e, consequentemente, diminuir a taxa de doenças crónicas como a diabetes tipo 2 e a obesidade.

"Sabemos que há uma relação estreita entre o consumo de açúcar e a diabetes tipo 2 e sabemos que todos os anos há 60 mil novos casos de diabetes", indica o diretor-geral da Saúde, Francisco George ao referido jornal.

Estima-se que um milhão de portugueses tenha diabetes, de acordo com dados da DGS.

Em março de 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que o consumo de açúcares simples adicionados à alimentação se mantivesse abaixo de 10% das calorias ingeridas diariamente, aproximando-se idealmente de 5% do total de energia consumida.