Joey Bada$$, que já se intitulou "Unorthodox", não cumpriu as recomendações médicas largamente veiculadas pela comunicação social e de maneira voluntária observou sem proteção o eclipse total do sol nos Estados Unidos na segunda-feira.

O desafio levou o rapper norte-americano a cancelar três concertos esta semana, além de se queixar no Twitter de problemas na visão

"Este não é o primeiro eclipse solar e tenho certeza de que os nossos ancestrais não tinham óculos elaborados", escreveu naquela rede de microblogging.

"Também tenho a certeza que não ficaram cegos", lê-se no Tweet do rapper.

O músico norte-americano não foi o único a desafiar as recomendações médicas. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez o mesmo.

Meios de comunicação social de todo o mundo citaram dias antes dezenas de médicos e cientistas que alertaram para os riscos de cegueira ou danos visuais decorrentes da exposição sem proteção ao eclipse solar.

De acordo com o optometrista Ralph Chou, da Universidade de Waterloo, Canadá, o problema não está no eclipse, mas na exposição prolongada dos olhos à luz direta do sol.

Tanto eclipses parciais como totais podem prejudicar o sistema visual. Em entrevista ao portal "NPR News", o cientista explicou que a exposição à luz solar pode danificar as células da retina – membrana responsável por capturar a imagem e enviá-la para o cérebro – de forma irreversível.

Veja ainda: Os 8 conselhos essenciais na observação do eclipse solar