O controlo da digestão não é a única função do intestino. Este órgão também tem um papel determinante na defesa do organismo.

À semelhança do nosso cérebro, o intestino humano possui milhões de células nervosas que atuam como neurónios, capazes de interferir com todo o nosso organismo. Estas produzem, por exemplo, 95% da serotonina existente no nosso corpo, substância responsável pela sensação de bem-estar.

É também no intestino que se concentra 80% das defesas do corpo humano, um verdadeiro exército no combate às ameaças exteriores, o que o torna num órgão fundamental na prevenção de doenças noutros órgãos ou sistemas do corpo humano. É uma espécie de “anjo da guarda”, protegendo-nos e alertando-nos para falhas ou desequilíbrios na nossa saúde.

Leia ainda10 alimentos que regulam o intestino

Por outras palavras, os intestinos também pensam, decidem e executam tarefas tal e qual um cérebro. Por isso, adotar uma alimentação equilibrada, livre de produtos processados e que privilegie alimentos ricos em fibra, mastigar bem e com calma os alimentos e ingerir muita água previne o aparecimento de distúrbios como digestões lentas, inchaço abdominal ou trânsito intestinal lento.

Estas e outras dicas estarão em análise do curso de Saúde Intestinal, da Escola de Medicinas Alternativas e Complementares do Porto, que será orientado por Jesus Sanchis, especialista em Nutrição Humana e Dietética e um dos nutricionistas mais mediáticos da atualidade, e pela nutricionista Lucia Cuevas, naturopata com vários trabalhos desenvolvidos na área da Nutrição Terapêutica. Ambos são espanhóis.

O curso acontece no fim de semana de 16 e 17 de abril nas instalações da EMAC, no Porto, e é destinado a profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, naturopatas, osteopatas, entre outros) e todas as pessoas com interesse em aprender mais sobre o papel do intestino na saúde.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.