Há um novo fármaco para a depressão, inspirado na forma como o anestésico cetamina atua no corpo humano, que está a ser descrito por vários médicos como a "descoberta do século" no tratamento das patologias depressivas.

O medicamento está a ser desenvolvido pela farmacêutica norte-americana Johnson & Johnson sob a forma de spray nasal. Foi concebido para tratar formas graves de depressão, que não respondam a outros tratamentos como a sertralina ou o oxalato de escitalopram.

10 alimentos que ajudam a livrar-se da depressão
10 alimentos que ajudam a livrar-se da depressão
Ver artigo

A imprensa norte-americana escreve que se o fármaco for introduzido no mercado, este será um dos maiores avanços no tratamento da saúde mental desde o início da comercialização do Prozac, em 1987, um potente medicamento antidepressivo da classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina cujo princípio ativo é a fluoxetina.

A maioria dos antidepressivos disponíveis no mercado funciona a partir da recaptação da serotonina, uma substância que desempenha um papel fundamental na harmonia mental e no humor.

Segurança do fármaco vai ser testada

Agora, um painel de 17 especialistas da agência de segurança de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos, a FDA, votou a favor (14) do reconhecimento dos benefícios deste novo fármaco, com dois votos contra e uma abstenção. O medicamento avançará agora para uma nova fase de testes relacionada com a segurança do doente.

"Eu acho que a cetamina tem o potencial de ser um divisor de águas no tratamento da depressão", disse Walter Dunn, membro do painel e psiquiatra do Veterans Administration Medical Center, em Los Angeles, após a votação. "As taxas de resposta nesta população resistente ao tratamento são melhores do que as que vimos. Não há nada aprovado que melhore os pacientes tão rapidamente ", comenta.

Sinais a que deve estar atento para prevenir o suicídio
Sinais a que deve estar atento para prevenir o suicídio
Ver artigo

Os resultados têm entusiasmado alguns médicos psiquiatras menos céticos. "Acho que há provas bastante robustas que mostram que este medicamento pode mudar tudo", disse Steven Meisel, outro médico do referido painel.

"O nosso programa de pesquisa para o spray nasal de cetamina apoia-se num perfil positivo de risco e benefício para adultos com depressão resistente ao tratamento", garante Husseini Manji, diretor global da área terapêutica de neurociência do laboratório responsável pelo medicamento.

Outro dos benefícios desta substância é a potencial redução rápida da ideação suicida, um dos efeitos secundários mais perigosos dos fármacos antidepressivos atualmente no mercado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.