Segundo a organização internacional Gerontology Research Group (GRG), Ana Vela Rubio era a europeia com mais anos de vida e a terceira pessoa mais longeva do mundo.

A lista global é encabeçada pela japonesa Nabi Tajima, nascida a 4 de agosto de 1900 e que tem assim 117 anos.

Segundo o jornal espanhol El País, Ana Vela Rubio nasceu a 29 de outubro de 1901 em Córdoba, na Andaluzia. Na década de 40 mudou-se para a Catalunha onde trabalhou como costureira até à reforma.

Ao longo da sua vida, esta mulher centenária nunca teve problemas graves de saúde, mas aos 109 anos sofreu uma fratura do fémur, tendo sido sujeita a uma cirurgia para colocação de uma prótese. Desde então, o seu estado de saúde piorou.

Veja aindaEstes 10 alimentos devolvem-lhe 10 anos de vida (no mínimo)

Leia também15 coisas que nos tiram anos de vida

"Ela adormeceu na paz da sua cama, sem sofrer", informaram, em comunicado, os responsáveis do lar de idosos que alberga também, desde há quatro meses, a filha de Ana Vela Rubio, com 90 anos.

Em abril, com a morte da italiana Emma Morano, desapareceu a última pessoa nascida no século XIX.

Com a partida de Ana Vela Rubio, o título de europeu mais idoso volta a estar na posse de uma italiana: chama-se Giuseppina Projetto e tem de 115 anos.

Falecida em 1997, Jeanne Louise Calment foi uma supercentenária francesa confirmada como a pessoa mais velha já documentada da história, depois de alcançar a idade de 122 anos e 164 dias.