Em 2008 havia apenas 28 as lojas ou restaurantes vegetarianos ou veganos e em 2018 já são pelo menos 172 estabelecimentos.

Adicione-os à sua dieta: estes são os 20 vegetais mais saudáveis
Adicione-os à sua dieta: estes são os 20 vegetais mais saudáveis
Ver artigo

"Portugal tem assistido a um incrível crescimento da tendência vegetariana e vegana, que parece ser um fenómeno transversal a toda a Europa. Em 2017, ficámos a saber que cerca de 120.000 pessoas seguem uma alimentação vegetariana, das quais pelo menos 60.000 serão veganas. E, cada vez mais, as grandes zonas turísticas de Portugal, seja o Porto, Lisboa ou Algarve, são procuradas por turistas não só pelas suas atracções e gastronomia tradicional, mas também pelo número crescente de restaurantes vegetarianos ou veganos que se encontram nestas cidades", explica a Associação Vegetariana Portuguesa (AVP) em comunicado.

"No entanto, apesar de ser evidente para quem é frequentador de supermercados ou restaurantes que a oferta aumentou imenso nos últimos anos, não existiam até hoje métricas para esse crescimento em Portugal", acrescenta a nota.

Estabelecimentos veganos aumentaram 3000%

Este novo estudo investigou também as duas tendências de mercado, a do vegetarianismo e do veganismo, individualmente. O número de estabelecimentos vegetarianos, sejam restaurantes ou lojas, aumentou 323% no período compreendido entre 2008 e 2018, ao passo que o número de estabelecimentos veganos aumentou ainda mais consideravelmente, em cerca de 3000%.

O maior crescimento verificou-se a partir de 2015 e, em particular, entre 2016 e 2017, período durante o qual abriram pelo menos 57 novos estabelecimentos em todo o país. Actualmente existem pelo menos 110 restaurantes e/ou lojas vegetarianas abertas, e 62 restaurantes e/ou lojas veganas. Já em 2018 abriram vários estabelecimentos e a previsão é que continue a aumentar de ano para ano.