Cerca de um em cada 15 portugueses idosos padece de estenose aórtica, uma patologia grave da válvula aórtica comum na população idosa. Os números globais mostram uma prevalência na ordem dos 5% a nível mundial, principalmente na população masculina.

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) vai lançar no dia 28 de abril a campanha “Corações de Amanhã, uma iniciativa de consciencialização para a estenose aórtica que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República. O seu lançamento será feito durante a edição deste ano do Congresso Português de Cardiologia, que se realiza de 28 a 30 de abril no Palácio de Congressos do Algarve, em Albufeira.

10 conselhos médicos para ter um coração de ferro
10 conselhos médicos para ter um coração de ferro
Ver artigo

"Com esta campanha pretende-se unir esforços entre a comunidade médica, os doentes, cuidadores e familiares, as entidades de saúde e a sociedade civil, para a melhoria da qualidade de vida da população mais sénior, no sentido de promover o diagnóstico e tratamento precoce da estenose aórtica", explica o médico cardiologista Rui Campante Teles, coordenador da iniciativa europeia Valve For Life, que promove em Portugal a campanha Corações de Amanhã.

A estenose aórtica é uma doença que se carateriza pelo estreitamento da válvula aórtica, impedindo o correto fluxo sanguíneo para fora do coração. Limitadora das capacidades e qualidade de vida, esta condição afeta cerca de 32 mil portugueses, maioritariamente pessoas acima dos 70 anos.

Os sintomas

"Os sintomas da estenose aórtica (cansaço, dor no peito e desmaios) são muitas vezes desvalorizados pelas pessoas, pois podem ser interpretados como sendo próprios da velhice, o que acaba por adiar o encaminhamento para o cardiologista de intervenção", refere o médico Lino Patrício, presidente da iniciativa Válvula para a Vida, cardiologista de intervenção e responsável pela campanha.

"Acreditamos que com esta campanha vamos conseguir promover o conhecimento e compreensão sobre a estenose aórtica e os seus sintomas", concluiu.

O lançamento oficial desta campanha está marcado para as 9h30 do dia 28 de abril no decorrer da sessão “Os Corações de Amanhã: combate à epidemia da doença valvular cardíaca”, mesa redonda integrada no programa do Congresso Português de Cardiologia.